1) Se duas retas paralelas são cortadas por uma reta transversal, há pares de ângulos classificados como correspondentes quando esses ângulos estão localizados no mesmo lado da transversal e em regiões diferentes, em relação às paralelas. Há pares classificados como alternos quando os ângulos estão localizados em lados opostos da transversal e na mesma região. São classificados como colaterais os pares que estão localizados no mesmo lado da transversal e na mesma região.
Na figura abaixo, em que r é paralela a s, se dois ângulos têm a mesma marca, então são congruentes (medidas iguais). Se possuem marcas diferentes, são suplementares (medidas somam 180o).
Qual das afirmativas a seguir é FALSA?
A
Os ângulos correspondentes são congruentes.
B
Os ângulos alternos internos são congruentes.
C
Os ângulos colaterais internos são congruentes.
D
Os ângulos opostos pelo vértice são congruentes.
Respostas
"Opostos" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras.
Os pares de ângulos que estão em lados opostos da reta transversal são chamados de alternos. Esses ângulos também são congruentes. Os ângulos alternos podem ser internos, quando estão entre as retas paralelas e externos, quando estão fora das retas paralelas.
Os ângulos colaterais internos e externos recebem esses nomes pela posição que ocupam com relação a retas paralelas e uma transversal.
Quando observamos os ângulos gerados por uma reta transversal a duas ou mais retas paralelas, percebemos que alguns deles possuem propriedades específicas. Nessa situação, é possível encontrar ângulos opostos pelo vértice, correspondentes, alternos internos, alternos externos, colaterais internos e colaterais externos.