• Matéria: ENEM
  • Autor: isabelemoura89
  • Perguntado 6 anos atrás

150 anos de Tabela Periódica


“Sou pura Química”, assim deveríamos responder quando indagados sobre quem somos. Afinal, somos uma combinação de substâncias e fenômenos químicos, desde o instante em que somos gerados até nossa completa decomposição pelos microrganismos decompositores. Assim, nosso alimento, a água que bebemos, o ar que respiramos, a roupa que usamos, o veículo em que andamos, o leito em que dormimos, o lápis com o qual escrevemos, o mar, as florestas, o solo, enfim, tudo o que existe é formado por pelo menos uma substância química e as substâncias são formadas por pelo menos um elemento químico. E quando falamos em elementos químicos, certamente, logo nos vem à mente a inesquecível Tabela Periódica – que neste ano completa 150 anos –, ferramenta indispensável aos químicos e estudantes de Química.
Isso porque, em 1969, o russo Dmitri Mendeleev, professor da Universidade de São Petersbugo, onde também se formou, teve a ideia de agrupar os pouco mais de 60 elementos químicos conhecidos na época, de acordo com o peso (massa) atômica de cada um. Essa teria sido a primeira Tabela Periódica, que atualmente é organizada em função dos números atômicos (números de prótons) dos elementos químicos, os quais, em número de 118, estão organizados em sete colunas (períodos) e 18 colunas (famílias).
Desde o ano de 1939, quando foi descoberto o frâncio (Fr), de número 87, a ciência não descobre elementos químicos naturais, tendo sido os cerca de 30 novos elementos da tabela sintetizados em laboratórios da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia. Somente no ano 2016, a tabela criada por Mendeleev foi acrescida de quatro novos membros, o 113 (nihônio), o 115 (moscóvio), o 117 (tennessino) e o 118 (oganessono), este último em homenagem ao físico russo Yuri Oganessian, 85 anos.
Ainda não há o elemento 119, mas o físico japonês Hideto Enyo e sua equipe pretendem inaugurar em breve a oitava fileira da tabela, haja vista os planos dos cientistas para dispararem feixes do metal vanádio (23 prótons) contra o cúrio (96 prótons) para gerar um metal chamado – até agora – de ununênio (um, um e nove, em latim), que ninguém, até o momento, conseguiu
Diante de tudo isso, o que se pode perceber é que o futuro da humanidade dependerá muito das novas descobertas científicas, o que dependerá de sólidos investimentos em educação e em pesquisas, devendo os governantes se comprometerem com essa importante agenda.

a) Qual foi o critério escolhido por ele na organização dos elementos químicos na primeira versão da tabela periódica? *

4 pontos

Número atômico

massa atômica

eletronegatividade

número de massa




ajudem por favor​

Respostas

respondido por: marianacqlopes
2

Resposta:

Massa atómica

Explicação:

Mendeleev ordenou os elementos por ordem crescente de massa atómica.

Perguntas similares