Respostas
Resposta:
As ações que serão desenvolvidas neste ano pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia foram detalhadas, nesta quinta-feira (16/1), pelo secretário especial, Paulo Uebel. Os desdobramentos da Lei da Liberdade Econômica, como é conhecida a Lei nº 13.854, de 20/09/2019, que gera expectativa de 3,7 milhões de novos empregos e aumento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) per capita em uma década; os avanços em ações como a transformação digital dos serviços públicos e a criação da Plataforma + Brasil; além da extinção de cargos, funções e gratificações no atual contexto de otimização da máquina pública foram pontos mencionados pelo secretário.
O processo de desburocratização tem sido bastante evidente na sociedade atual, no sentido de que com a inserção dos serviços de forma digital, tornou-se mais fácil e prático o acesso a informações, sobretudo públicas.
Diante disso, a sociedade caminha para a desburocratização dos sistemas, gerando maior facilidade das relações interpessoais, principalmente com o maior acesso e inclusão digital da população.