b) A imagem acima nos mostra escravos em uma fazenda de café no ano de 1885,
aproximadamente. Com auxílio de seu(sua) professor(a) ou em pesquisas futuras (livro didático,
internet, entre outros) relacione a profunda relação existente entre a manutenção das relações
escravocratas e a organização política do Império.
gente pfv me ajuda kk é pra hj!
Respostas
O Império do Brasil dependia, politicamente, do apoio das elites econômicas nacionais, que eram responsáveis tanto pela manutenção da economia nacional quanto da administração local.
Como o Brasil era, na época, um país largamente dependente da exportação de produtos agrícolas, e estes produtos agrícolas (em especial o café, que era o principal produto econômico nacional) dependiam do uso de mão de obra escravizada, o Império, as elites nacionais e a manutenção da escravidão estavam profundamente ligados.
No ano de 1885, o Brasil ainda era um país agroexportador dependendo de um modelo escravista para sustentar a economia gerada pelo café.
Manutenção das Relações Escravocratas no Império
Mesmo após a independência do Brasil, em nada teve uma grande mudança, sua estrutura política e social continuou a mesma, sendo sustentada pelo Plantation e pelas elites escravocratas.
O Plantation era um sistema econômico que garantia o Brasil ser um grande país agroexportador e escravista, o que sustentava a economia do império. O Plantation era formado por:
- Mão de obra escrava
- Latifúndio
- Mercado consumidor externo
- Monocultura (passa a ser o café)
Após a Revolução Industrial, o Brasil se reafirmou sendo um dos principais mercados consumidores e fornecedor de matérias-primas, como açúcar, café, algodão, entre outros produtos.
Vale lembrar que em 1831 fora feito uma lei que proibia o tráfico negreiro, mas foi apenas para acalmar as relações diplomáticas com a Inglaterra, e não fora realmente cumprida.
Saiba mais sobre "Manutenção das Relações Escravocratas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38225975