• Matéria: Física
  • Autor: Corno006
  • Perguntado 6 anos atrás

Durante uma faxina, Samuel tentou mover um armário não obtendo, entretanto, sucesso. Logo o rapaz se lembrou das leis de Newton e concluiu que ele não seria capaz mover o armário, pois as forças de ação e reação que sobre ele atuam se anulam. O pensamento de Samuel apresenta um equívoco. Qual o erro neste pensamento? Explique qual seria a possível razão para que o armário não tenha entrado em movimento.

Respostas

respondido por: guimsoares7
1

Explicação:

O equivoco de Samuel foi achar que as forças de ação é reação são aplicadas sobre um mesmo corpo. Quando ele empurra o armário a força de reação a essa força não estará sobre o armário mas sim sobre o Samuel, ou seja, quando Samuel empurra o armário o armário está empurrando o Samuel com uma força de igual intensidade mas de sentido contrário. Como o par de ação e reação não estão sendo aplicados sobre o armário a força resultante sobre o móvel não precisa ser nula e com isso seria possível com uma força maior mover o armário.

A mobília não se moveu, provavelmente, devido a força de atrito estático entre o chão e o armário. O atrito estático é uma força que se opõe ao movimento que possui intensidade igual a força que aplicamos sobre um objeto. Logo se Samuel empurrava o armário com uma força de 500N a força de atrito estático sobre o armário seria de -500N, com isso a força resulta sobre o móvel é igual a zero e ele certamente estaria parado. O atrito estático consegue assumir uma força máxima igual a uN, onde u é o coeficiente de atrito estático e N é a força normal aplicada pela superfície sobre o corpo, se Samuel aplicar uma força maior que uN ele conseguirá mover o armário.

Perguntas similares