Como a gravides na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas negativas?
Respostas
A gravidez na adolescência pode resultar em : depressão, ansiedade. Já na questão social muitas pessoas irão se afastar por medo ou por obrigação da própria mãe ou pai, a gravidez na adolescência também pode fazer com que a mãe perca toda a sua adolescência cuidando do filho.
Resposta:
A gravidez na adolescência pode resultar em diversas consequências tanto para a mulher quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
Devido ao fato da mulher não estar totalmente pronta fisicamente para uma gestação, há maior chance de parto prematuro, rompimento precoce da bolsa e aborto espontâneo, por exemplo. Além disso, é possível que ocorra diminuição do peso, anemia e alterações no processo de formação dos vasos sanguíneos da placenta, podendo resultar em aumento da pressão arterial, cuja situação recebe o nome de pré-eclâmpsia.
A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
É muito comum que durante e após a gravidez indesejada a mulher abandone os estudos ou o trabalho, pois acreditam que não é possível conciliar as duas coisas, além de sofrerem imensa pressão da sociedade e, muitas vezes, da própria família em relação ao casamento e ao fato de estar grávida ainda na adolescência.
Além disso, estar grávida é, muitas vezes, motivo para empresas não contratarem a mulher, pois pode representar mais gasto para a empresa, uma vez que dentro de alguns meses entrará em licença maternidade.
Espero ter ajudado e bons estudos!!