Respostas
Resposta:
Explicação: Um dos primeiros a propor uma teoria evolucionista foi o naturalista francês Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, cavaleiro de Lamarck.
Para ele, organismos simples se originariam da matéria inanimada espontaneamente. E as mudanças ocorreriam inevitavelmente nos seres vivos de forma direcionada e regular, aumentando a sua complexidade. Ele acreditava que essas mudanças (no comportamento ou na anatomia) ocorreriam de acordo com as imposições do ambiente. Ex; o uso de um órgão em demasia faria com que ele se desenvolvesse e no caso contrário, ele se atrofiaria. Esse princípio ficou conhecido como lei do uso e do desuso. Outra ideia também compartilhada por ele era a lei da herança dos caracteres adquiridos que consistia no pensamento de que a característica adquirida pelo uso ou desuso de uma parte do corpo passaria de geração em geração.
Para aquela época essas ideias foram revolucionárias, visto que não compartilhavam do ideário criacionista e fixista.
Charles Robert Darwin foi um estudioso importantíssimo para a história acidental. Sua teoria foi um marco na forma de entender e interpretar a história dos seres vivos.
Sob influência do livro Ensaio sobre o princípio da população, Darwin concluiu que quando não há comida para um grupo de seres, uma competição se inicia pela a sobrevivência. Os seres vivos que caçam melhor, escapam dos predadores com facilidade, conseguem achar alimentos, entre outras características, sobreviveriam por mais tempo. E assim, a sobrevivência seria dos mais aptos, uma seleção natural.
A variabilidade entre os indivíduos de uma população é uma das características da base teórica darwinista. Os indivíduos com variações que os tornam mais desenvoltos tem mais chances de sobreviver, procriar e passar suas características aos seus descendentes. Ao longo das gerações, o acúmulo de variações poderia gerar espécies novas a partir de um grupo ancestral comum.
Espero ter ajudado :)
Perdão por qualquer erro :)