Produza um texto que possa convencer as pessoas a se preocuparem menos com o ter e mais com o ser?
Respostas
Resposta:
Além de ajudar a nossa auto-estima, a boa argumentação nos dá um certo ar de autoconfiança. As pessoas passam a nos procurar mais, parece que aumenta o nosso poder, pois passam a nos ver com se fôssemos uma espécie de perito.
Infelizmente, grande parte dos “argumentadores” ainda não aprendeu a fazer trilha. Não deixam as suas marcas, são repetitivos, furadores de discos, não têm base, nem tampouco técnica apurada.
Para ser um bom argumentador é necessário muito mais do que apenas querer. É preciso estudar, investir e dedicar. É necessário extrair o aprendizado das raízes dos mais variados estilos de argumentadores. Ter instrumentos para surpreender, sem abrir mão do talento da oratória, sem contudo ter que possuir a voz estrondosa de um tenor de óperas.
Argumentar bem não tem nada a ver com blá-blá-blá e muito menos com as histórias da carochinha. Sim, tem muito a ver com saber contar histórias que ajudem a clarear o pensamento, coisa com pé e cabeça, afinal, esta é uma técnica, e por sinal, importantíssima.
Argumentar é a arte de influenciar pessoas com coisas que interessem a elas. É interagir e conseguir a satisfação mútua.É jogar aberto, permitir críticas e tirar a sujeira debaixo do tapete.
É perguntar, incentivar a resposta, saber ouvir e buscar novas energias.
É fugir das fórmulas mágicas, das citações absurdas e do sentimento de quem sabe-tudo.
O bom argumentador não usa a linguagem dos membros da academia brasileira de letras. Ele fala a língua do povo, fala para ser entendido, sem pedantismo.
Mas tem que falar. Não há argumento que dê certo diante do espelho, da praia ou do disco voador.
O argumento existe para o crescimento, para o bem, jamais o contrário.
Fora deste sentido não é argumento.á presenciei ditos argumentadores que conseguiram fazer prevalecer as suas idéias, mais por medo do que respeito, e que ao chegarem em casa a insônia não lhes deixava dormir direito.
Presenciei outros também. Mal trapilhos e mal tratados, cabelos ao vento, gente sem títulos, sem escolaridade, mas que conseguiram falar e convencer com os seus argumentos.
Argumentar é coisa decente. É a ferramenta que temos para vencer através da razão e do discernimento.
É o processo que permite o entendimento com o outro. Mesmo que não sejamos os vencedores, basta que pelo menos nos convençamos do desenrolar dos fatos.
É o caminho que nos conduzirá à obtenção daquilo que almejamos. Por isso, antes de argumentar, é indispensável que saibamos o que de fato queremos.Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento.
Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores.
Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem. É preciso saber a hora de parar de argumentar, deixar que o silêncio tome conta, até que surja um novo dia.
Dizem os sábios: “Tão importante quanto à boa argumentação é o memento para exercê-la”.
“Uma pessoa pode ser um grande orador conhecido no mundo inteiro… mas se não for digna de crédito, ela poderá ficar falando sozinha”.