Respostas
Resposta:
O acidente de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 e foi o maior acidente nuclear da história. A tragédia ocorreu na extinta União Soviética (atualmente território ucraniano) cidade de Chernobyl, cerca de 20 quilômetros da cidade de Pripyat Usina V Lenin. Ele matou milhares de pessoas e ajudou a acelerar o fim da União Soviética.
O acidente de Chernobyl ocorreu às 1:23:47 da manhã em 26 de abril de 1986. O acidente ocorreu no reator nº 4 da central nuclear de Chernobyl e foi o resultado de erro humano porque o operador do reator não cumpriu os requisitos de segurança dos acordos seguintes. Além disso, mais tarde foi apontado que o projeto do reator RBMK (usado em Chernobyl e outras fábricas soviéticas) apresentava erros graves que causaram o acidente.
Foi durante o teste de segurança em andamento, que tudo aconteceu, ocorreu a explosão do reator nº 4. Quando a explosão ocorreu, dois operários foram mortos e, posteriormente, o reator nº 4 começou a pegar fogo e continuou por vários dias. A explosão expôs o reator nuclear e o fogo jogou uma grande quantidade de material radioativo na atmosfera.
O vento carregou materiais radioativos para a atmosfera, principalmente ao oeste e ao norte de Pripyat, e a radiação se espalhou por todo o mundo. Em lugares muito remotos, como Polônia, Áustria, Suécia, Bielo-Rússia e até mesmo no Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, altos níveis de radiação foram detectados rapidamente. Os suecos foram os primeiros a lembrar à comunidade internacional o que aconteceu na União Soviética. Inquéritos ao governo soviético levaram-no a admitir que o acidente ocorreu em 28 de abril. Antes disso, os soviéticos tentavam encobrir o que aconteceu, temendo que isso afetasse a reputação do país.
Resposta: O acidente de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986 e foi o mais grave na história da energia nuclear comercial. A explosão do reator nuclear causou uma enorme liberação de resíduos tóxicos em grandes áreas da Bielorrússia, da Ucrânia e da Rússia.