Respostas
Resposta: A frequência cardíaca é uma ferramenta útil se você quiser saber mais sobre seu desempenho esportivo. Ao treinar medindo a frequência cardíaca, você pode monitorar e controlar a intensidade de seus treinos.
Embora a frequência cardíaca forneça uma indicação precisa do seu esforço, é bom lembrar que existem muitos fatores que a influenciam. Esses fatores incluem, por exemplo:
Explicação:
Histórico de treino
Atletas com um histórico extenso de treino aeróbico têm músculos cardíacos mais eficientes. A capacidade dos ventrículos esquerdos aumenta e os músculos ventriculares se tornam mais fortes, levando a um aumento do volume sistólico. Este volume de ejeção aumentado pode ser observado como uma frequência cardíaca em repouso menor, assim como uma frequência cardíaca de treino mais baixa.
Temperatura
À medida que a temperatura aumenta, aumenta também a necessidade de resfriar o corpo, e o fluxo sanguíneo é direcionado para mais perto da superfície da pele. A circulação acelerada requer que o coração bata mais rápido, o que significa que a sua frequência cardíaca aumenta. Quando o ar em sua volta esfria, a circulação nas partes periféricas do corpo diminui, fazendo com que o coração tenha menos trabalho a fazer em relação à circulação. Isso faz com que a frequência cardíaca diminua.
Desidratação
Quando você fica desidratado, a quantidade de plasma no sangue diminui e o coração é forçado a bombear mais rápido do que o normal para fornecer oxigênio e nutrientes suficientes para os músculos das partes periféricas do corpo e manter uma temperatura corporal adequada. É por isso que a sua frequência cardíaca tende a subir quando você está desidratado.