“É aconselhável não beber a água dos países sul-americanos. Não que ela seja invariavelmente ruim. Mas pode ser.” STIGGER, Veronica. Opisanie Świata. São Paulo: SESI-SP, 2018. p. 70. Alguns países da América do Sul utilizam mercúrio (Hg) na extração de ouro, poluindo as águas dos rios. Esse metal apresenta efeitos cumulativos na cadeia alimentar e, ao ser ingerido, pode provocar reações psicóticas, tais como: delírio e alucinação. Além disso, esse elemento químico é carcinogênico e mutagênico. Considerando-se a toxicidade do mercúrio e o impacto ambiental decorrente de sua presença nas águas dos rios, é correto afirmar que A. o Hg apresenta alto grau de periculosidade, pois trata-se de um poluente metálico que se acumula nos organismos, com capacidade de atingir outros níveis tróficos. B. a quantidade de Hg vai se tornando cada vez mais baixa, à medida que os organismos se alimentam de outros que já apresentam esse metal acumulado em seus tecidos. C. os animais aquáticos, presentes em rios contaminados com Hg, acumulam esse metal ao longo da vida, todavia é impossível que esse contaminante atinja outros níveis tróficos. D. o Hg, podendo contaminar desde fitoplânctons até peixes carnívoros, encontra-se em menor quantidade em organismos do topo da cadeia alimentar do que nos que se encontram na base.
Respostas
respondido por:
9
LETRA A - o Hg apresenta alto grau de periculosidade, pois trata-se de um poluente metálico que se acumula nos organismos, com capacidade de atingir outros níveis tróficos.
Justificativa: O mercúrio sofre o processo de bioacumulação e sua concentração aumenta ao longo dos níveis tróficos da cadeia alimentar.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás