Até 1861, a economia Russa era baseada no trabalho dos servos. Eles eram camponeses obrigados a manterem-se nas terras, sem o direito de possuí-las. Os donos das terras, sobretudo nobres, podiam vender as terras juntamente com os servos que nela trabalhavam. Tinham o direito de dispor dos servos quase da forma como quisessem, desde que não os matassem. Com base nestas informações e nos seus conhecimentos sobre a escravidão negra ocorrida no Brasil, elabore uma comparação entre os dois regimes de trabalho.
Respostas
Servos e escravos negros foram os principais trabalhadores braçais durante séculos em diferentes sistemas econômicos e sociais: os servos principalmente na Europa feudalista, enquanto os escravos negros na América colonial.
- Houve servidão no Brasil?
No Brasil não houve servidão, mas sim escravidão de homens e mulheres africanas que eram trazidos ao país por meio dos navios negreiros e comercializados em praça pública. Os escravos no Brasil foram utilizados em larga escala para trabalhar nos engenhos de açúcar, mineração e lavouras de café.
- Qual a diferença entre servidão e escravidão?
A principal diferença é que a servidão é uma relação de dependência do servo frente ao seu senhor; o servo está ligado ao trabalho na terra. Já a escravidão enxerga o escravo como propriedade, a pessoa escravizada não recebe nem mesmo o status de humano, já que é uma mercadoria.
Continue estudando em:
- A relação entre senhores e escravos no Brasil escravista
https://brainly.com.br/tarefa/20039751
Bons estudos!