Inicialmente, analise a seguinte situação:
Carlos e Pedro são sócios na empresa de consultoria contábil e financeira C&P Consultoria ltda. Atualmente, eles estão desenvolvendo um novo serviço de consultoria que consiste na análise de demonstrações contábeis para investidores que desejam alocar recursos em empresas de médio e grande porte.
Um ponto importante que deve ser considerado, é que entre os clientes da empresa C&P, interessados no novo serviço de análise das demonstrações, existem tanto credores por empréstimo, ou seja, investidores interessados em emprestar dinheiro para determinadas empresas e recebê-lo de volta com juros, quanto potenciais acionistas, que pretendem investir nas empresas e serem remunerados de acordo com os lucros que forem gerados.
No entanto, os sócios da empresa de consultoria C&P estão divergindo quanto a quais indicadores deverão ser considerados nos relatórios de análise produzidos para os clientes, pois, um dos diferenciais desejados por eles, é apresentar um relatório sucinto, ou seja, que contemplem apenas os indicadores de análise que sejam realmente relevantes. Com isso, o ponto de vista de cada sócio é o seguinte:
Carlos considera que o relatório deve focar nos indicadores de estrutura patrimonial, sobretudo, os indicadores que dizem respeito ao Ativo não Circulante e a estrutura de endividamento das empresas, pois, segundo ele, as análises mais importantes são aquelas que mostram a eficiência do ativo permanente e a capacidade de pagamento da organização.
Por outro lado, Pedro considera que os indicadores mais importantes são aqueles que demonstram a rentabilidade e a lucratividade das empresas, ou seja, aqueles indicadores que mostram o quanto a empresa foi capaz de gerar de retorno considerando os recursos de que dispõe e os investimentos que foram realizados nela.
Vamos lá, agora é com você!
Atividade I: Com base na situação relatada, aponte quais indicadores poderiam constar no relatório de análise das demonstrações, produzido pela C&P Consultoria, caso se priorizasse a apresentação de indicadores da eficiência do ativo permanente e da capacidade de pagamento da organização, e quais indicadores poderiam constar caso fosse priorizado a apresentação de indicadores de rentabilidade e lucratividade. Justifique sua resposta (Resposta de 5 a 10 linhas).
Atividade II: Considerando o contexto apresentado e os conteúdos desenvolvidos na disciplina. Na sua opinião, qual dos sócios tem razão? É melhor apresentar um relatório de análise das demonstrações com indicadores de ativo permanente e a capacidade de pagamento? ou um relatório com indicadores de rentabilidade, lucratividade e retorno sobre o investimento? Justifique sua resposta (Resposta de 5 a 12 linhas)
Respostas
Resposta:
Explicação:
Inicialmente o analista deve ter muita atenção com relação a análise dos índices e sua base de calculo utilizada para que não sejam diferentes e não alterem os números. Os indicadores que devem aparecer no relatório são: o Balanço Patrimonial, DRE, DMPL, Lucros ou prejuízos acumulados e justificando minha resposta podemos afirmar que nesse relatório apresentaremos um levantamento exato do resultado financeiro, cujo objetivo é extrair dessas demonstrações informações que irão auxiliar os gestores ou investidores na tomada de decisão. Visto que com o relatórios em mãos o investidor vai optar ou não por determinado investimento com o máximo possível de segurança .
Portanto considero muito importante se atentar ao ativo permanente e a capacidade de pagamento. Porém mais importante ainda é levar em consideração o relatório de capacidade, que apresenta rentabilidade e lucratividade, pois a pessoa que procura onde investir seu ativo procura também rentabilidade ,e isso é medido no que a empresa ou instituição arrecada ,ou seja, sua capacidade de lucratividade. Pois cada vez mais quem tem algum valor para investir quer retorno positivo nem que seja a longo prazo desde que lhe seja apresentado um relatório eficiente, e dai por diante se cria através do todo apresentado gera-se a confiança para cada vez mais o investidor seguir no caminho certo e até indicar para os demais .
Resposta:
Atividade I:Os indicadores que poderiam constar no relatório Caso se priorizasse a apresentação de indicadores da eficiência do ativo permanente e da capacidade de pagamento da organização, são: Balanço Patrimonial, DRE, DMPL e Lucros e Prejuízos Acumulados. Já em caso de priorização dos indicadores de Rentabilidade e Lucratividade o indicado seria os Índices de Liquidez e Solvência, porque eles irão mostrar uma avaliação da capacidade de pagamento em relação as obrigações de curto e longo prazo e os índices de Rentabilidade como por exemplo o (ROE) retorno do Capital financeiro sobre o PL, ou seja, este Índice mostrará o quanto a empresa ganhou a cada real investido, através da fórmula rentabilidade = lucro líquido / patrimônio líquido x 100) E Lucratividade (através da fórmula lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100 onde é possível saber o ganho sobre o trabalho da empresa).
Para extrairmos informações para alimentar os Indicies, serão necessárias as demonstrações financeiras obrigatórias previstas na Lei nº6.404/76 a saber:
Balanço Patrimonial – Demonstrativo do Resultado do Exercício – Demonstrativo do Fluxo de Caixa – Demonstrativo do Valor Adicionado.
Atividade II: Para maior clareza e compreensão da situação econômica financeira da empresa, o recomendado é que seja apresentado aos Credores e Acionistas tanto a Análise das demonstrações com indicadores de ativo permanente e a capacidade de pagamento quanto o relatório com indicadores de rentabilidade, lucratividade e retorno sobre o investimento, porque dessa forma não restará dúvidas quanto ao retorno que esse investimento trará para ambas as partes, bem como o prazo para a realização desse retorno.
Explicação: