. O enfoque existencialista questiona o modo de ser do homem. Entende esse modo de ser como o modo de ser-no-mundo. Na perspectiva existencialista, sobre o homem, assinale a alternativa CORRETA. * 1 ponto É irresponsável por si próprio ao conceber seus atos. É um seguidor das escolhas dos outros. Na sua própria essencialidade e no trajeto de sua liberdade, não tem escolha. É um projeto de ser. 2. Para Jean Paul Sartre, filósofo existencialista contemporâneo, a liberdade não é uma escolha, pois o ser humano está "condenado a ser livre". Assinale a alternativa mais adequada para fundamentar a concepção existencialista de liberdade. * 1 ponto a) A liberdade se impõe ao homem, pois a sua natureza determinada o faz um ser limitado frente ao poder de Deus e as forças naturais. b) O ser humano não está sujeito ao determinismo, ou seja, o seu ser não lhe é dado pronto e ele necessita, a cada momento, fazer escolhas a partir das quais vai construindo a sua essência, o seu ser, ou seja, o homem está obrigado a decidir o que fazer de si. c) A vida humana se assemelha à vida de uma planta, cujo futuro já está escrito na semente, o que corresponde a compreender que Deus já determinou a essência de cada pessoa desde o seu nascimento. d) Ser livre é o mesmo que ser condenado, pois o destino da humanidade é avançar rumo ao aperfeiçoamento, com vistas à construção de um mundo melhor.
Respostas
Resposta:
1) É um projeto de ser.
2) b) O ser humano não está sujeito ao determinismo, ou seja, o seu ser não lhe é dado pronto e ele necessita, a cada momento, fazer escolhas a partir das quais vai construindo a sua essência, o seu ser, ou seja, o homem está obrigado a decidir o que fazer de si.
Explicação:
1) O pensamento filosófico existencialista tem como fundamento central que a compreensão da vida dos indivíduos se dá a partir da condição da existência humana, de modo que, para os existencialistas, a existência precede a essência, o que leva à uma perspectiva da existência humana independente de qualquer definição preexistente sobre o indivíduo. Com efeito, na concepção existencialista, a essência humana se constrói a partir das escolhas que, dentro da sua liberdade, o indivíduo realiza. Nesse sentido, o sujeito seria um projeto de ser, haja vista que não existiria uma natureza ou essência humana, mas sim a ação dos homens sobre a construção do ser no seu livre arbítrio.
2) A liberdade para o existencialismo é sempre total, o ser humano possui liberdade para criar a sua própria, inclusive, a sua essência.