Respostas
Resposta:
-As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.
-Eles valorizavam a razão acima de tudo, julgavam o mais importante instrumento para conseguirem alcançar o conhecimento.
-Estimulavam o questionamento, a investigação e a experiência como forma de conhecimento da natureza, sociedade, política, economia e o ser humano.
-Eram totalmente contra o absolutismo e suas características ultrapassadas. Criticavam, além dele, o mercantilismo, os privilégios da nobreza e do clero, e a Igreja Católica e seus métodos (a crença em Deus não era criticada).
-Defendia a liberdade na política, na economia e na escolha religiosa. Também queriam a igualdade de todos perante a lei.
-As ideias iluministas eram liberais e logo conquistaram a população, intimidando alguns reis absolutistas que, com medo de perderem o governo, passaram a aceitar algumas ideias do movimento. Esses eram chamados Déspotas Esclarecidos (tentavam conciliar o iluminismo com o absolutismo).
Um das principais característica do Iluminismo foi a expressão "Igualdade e Fraternidade" além dos ideais de racionalidade e humanismo.
O iluminismo foi o um movimento intelectual que teve início a partir do século XVIII e dominou, primeiramente, a Europa. Sua principal característica é o domínio da razão ( Racionalismo) , colocar o homem e suas vontades no centro do mundo ( Humanismo).
Rompeu com a ideologia cristã e absolutista, foi denominada "Séculos das Luzes" pois precedeu o "Século das Trevas", que caracterizava o antigo regime. Dessa forma, tornou-se um movimento de caráter político.
Segundo René Descartes, em sua obra “Discurso do método”, o questionamento é o caminho para a verdade, pois, só assim, expondo as dúvidas pode-se compreender o mundo a verdade presente nele.
Para mais informações, acesse:
Iluminismo e suas Influências no Brasil: brainly.com.br/tarefa/29661769