6 — (Uema 2011) O tema da liberdade é discutido por muitos filósofos. No existencialismo francês, Jean-Paul Sartre, particularmente, compreende a liberdade enquanto escolha incondicional. Entre as afirmações abaixo, a única que está de acordo com essa concepção de liberdade humana é: a) O homem primeiramente tem uma essência divinizada e depois uma existência manifestada na história de sua vida. b) O homem não é mais do que aquilo que a sociedade faz com ele. c) O homem primeiramente existe porque sendo consciente é um ser em si e para o outro. d) O homem é determinado por uma essência superior, que é o Deus da existência, pois, primeiramente não é nada. e) O homem primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.
Respostas
Resposta:
E-O homem primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer.
Explicação:
O homem não é nada de determinado e imutável, sendo apenas aquilo que ele mesmo faz de si.
Resposta:
Letra E) "O homem primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer."
Explicação:
Pois segundo os textos de Jean-Paul Sartre; vemos que ele afirma que o homem só adquire a sua liberdade, (que é a sua essência), quando ele se descobre ou consegue se enxergar apesar de muitas distrações, é o que ele chama de "escolha incondicional", que vai acontecendo ao longo do tempo na vida do indivíduo.
" O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. (...) O homem é, não apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja, como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência; o homem não é mais que o que ele faz."
Estes trechos comprovam a resposta.
Espero ter ajudado, Bons estudos! ;)