Respostas
Ao falar de esportes radicais imediatamente associa-se a um exercício de aventura, de perigo, que eleva a adrenalina do corpo.
De fato, são esportes executados em meio a riscos que colocam o corpo em condições extremas. É necessário ter um bom condicionamento físico e mental, além de uma boa alimentação e, claro, aparelhos de segurança certificados e de qualidade para a execução dessas atividades.
Os esportes radicais permitem ao ser humano um momento de interação fora de sua rotina, necessário para oxigenar o corpo, principalmente quando a conexão acontece com o ambiente da natureza. Experiências propiciadas por essa modalidade de esporte trazem, além de benefícios corporais, sensações de liberdade, encorajamento, vitais para o bem-estar humano, além da sociabilidade que confere às categorias realizadas em grupo.
Não existe uma regra para definir se um esporte é radical ou não, contudo, há algumas qualidades específicas entre essas atividades. São levados em consideração fatores como velocidade ou altura, geralmente praticados individualmente, com algumas exceções. Grande parte das execuções são feitas na natureza.
Os esportes radicais têm cada vez mais notoriedade, conquistando praticantes no mundo todo, e isso se deve às divulgações dos meios de comunicação, sobretudo da internet.
Resposta:
Os termos esporte ou desporto radical, de aventura ou de ação são usados para designar desportos com maior grau de risco físico, dado às condições de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados. Muitas vezes o desporto de aventura é confundido com o turismo de aventura, por isso, quando na dúvida se Desporto ou Turismo de Aventura o termo "Atividade Física de Aventura" pode ser empregado por encaixar ambos.
Tais desportos são assim considerados por oferecerem mais riscos do que os desportos em geral, o que os torna mais emocionantes, já que exigem um maior esforço físico e maior controle emocional. No início, eram considerados desportos radicais a prática do paraquedismo, snow board e voo livre. Com o tempo, atividades como o tricking, rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos desportos de aventura. Os esportes de aventura também podem estar relacionados a desportos na natureza, por envolverem escaladas, trilhas, montanhismo.
Espero ter ajudado! :D