para o marxista italiano, o ‘cimento’ do bloco histórico é a hegemonia, cuja concepção supera o entendimento da hegemonia enquanto mera aliança de classes (conforme pensara lênin), ou como simples subordinação de uma classe em relação à outra: hegemonia seria a capacidade de direção política e cultural, ou seja, a de construir uma visão de mundo a ser incorporada pelas demais classes. na perspectiva das ideias apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. i.gramsci sugere que a classe trabalhadora também tivesse seus intelectuais no intuito de alcançar uma hegemonia e a dominação de outros grupos sociais. porque ii.o conceito de hegemonia em gramsci indica que a dominação exercida pela classe burguesa no mundo capitalista não se dá apenas pela força, mas também ideologicamente através da cultura de uma sociedade. a respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
A primeira asserção é falsa e a segunda verdadeira.
Para Gramsci, na hegemonia a superioridade de um país tem sobre os demais, ocorre de modo a torna-lo soberano, e, assim, essa superioridade pode ser encontrada na economia industrial de um determinado país por exemplo, combatendo assim com a contra-hegemonia que visa uma quebra hegemônica para dar vida a uma nova, dialogando sobre um novo conceito.
Para Bourdieu, a divisão das classes está diretamente relacionada a forma como a sociedade organiza os processos de educação.
A parcela segregada e menos favorecida, carecerá obviamente de atenção e melhorias no seus setores de base, enquanto a parcela financeiramente rica, não precisa dessa manutenção pois ela cresce exponencialmente, e, a educação é ofertada de forma mais consistente. o que reflete no mercado de trabalho e na posição socioeconômica de cada classe social.