Respostas
Resposta:
O desenvolvimento sócio-afetivo está relacionado aos sentimentos e as emoções em virtude de uma série de interesses, solidariedade, cooperação, motivação e respeito, visando desenvolver o indivíduo como pessoa, estimulando a formação de uma personalidade estável e equilibrada, desenvolvendo também o aspecto cognitivo, que é o desenvolvimento intelectual e a operação dos processos reflexivos e motor, que trata diretamente do movimento e do desenvolvimento da criança. Esses processos visam garantir a formação integral (sócio, afetivo, cognitivo, motor, espiritual) do aluno. Desenvolvimento sócio-afetivo nas aulas de Educação Física Infantil .
A afetividade é um tema que está sendo muito discutido dentro das escolas e também fora delas. O desenvolvimento sócio-afetivo implica no desenvolvimento emocional e afetivo, na socialização, interação e principalmente na aprendizagem da criança, pois a afetividade é considerada a energia que move as ações. O desenvolvimento da criança começa pelo conhecimento de sua própria corporeidade, porque através da organização corporal é que o ser humano cria relações com os objetos e as pessoas que fazem parte do seu convívio diário.
O ser humano é dotado de desejos,vontades e sentimentos próprios que começam a se desenvolver desde o nascimento. Ao longo da infância, ocorre o processo de desenvolvimento sócio-afetivo da criança, períodos que são importantes as interações que proporcionam vivências afetivas.
A conduta sócio afetiva, é uma forma da criança desenvolver a sua própria personalidade e aprender a tomar decisões sem necessitar de ajuda. Grande parte do comportamento da criança na escola é da sua interação com os colegas e professores, nessa fase a criança tem seu próprio pensamento e se torna mais independente em função de seu maior desenvolvimento da linguagem, embora a ligação e a influência do convívio com os pais e familiares ainda seja forte. Não é descartada influência genética, as vivências do meio externo, isso influência na educação e formação da criança.
Explicação: