QUESTÃO 4 Texto 1: Sucedeu, nesse tempo, que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel. (BÍBLIA, I Reis 11:29-32) Texto 2: Contudo, se levantou Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor. Ajuntou-se a ele gente vadia, homens malignos; fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir. Agora, pensais que podeis resistir ao reino do SENHOR, que está nas mãos dos filhos de Davi; bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses. (BÍBLIA, II Crônicas 13:6-8) ZABATIERO (2018) explica a relação entre o Cânon e Hermenêutica, destacando três pressupostos fundamentais. (1) um texto sempre e interpretado a partir do contexto de quem o interpreta; (2) a interpretação de um texto envolve vários textos com parentesco temático; e (3) a interpretação nunca é repetição do sentido do texto interpretado, podendo ser uma ampliação, uma reformulação, uma correção, ou uma nova aplicação. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Teologia Bíblica. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018 (Adaptado) Tendo como base os pressupostos definidos por ZABATIERO (2018), avalie as afirmativas e identifique qual corresponde à resposta hermenêutica para a problemática dos textos 1 e 2. Alternativas Alternativa 1: Este tipo de tensão hermenêutica compromete algumas partes das Escrituras, pois os textos1 e 2 são excludentes. Alternativa 2: O texto 1 refere-se à mística profética característica do período monárquico, enquanto texto 2 reforça exclusão de Israel nos termos da aliança davídica. Alternativa 3: O texto 2 reformula a teologia do texto 1, construindo uma ponte entre a teologia inacabada do período monárquico até a teologia final do período pós-exílio. Alternativa 4: A contradição entre os textos 1 e 2 acontece devido à atualização da mensagem por grupos de interpretes diferentes. O texto I refere-se ao (D) Deuteronomista e o texto II ao (J) Javista. Alternativa 5: Os pontos de vista dos textos são diferentes, o texto 1 aborda uma perspectiva informacional, indiferente à tensão política/religiosa entre Israel e Judá. Enquanto o texto 2 o redator mostra todo o seu patriotismo pela nação de Judá.
Respostas
A alternativa correta é alternativa 1
O texto 1 fere-se à mística profética característica do período monárquico,
o encontrou o profeta Aías, o silonita, no caminho; este se tinha vestido de uma capa nova, e estavam sós os dois no campo. Aías pegou na capa nova que tinha sobre si, rasgou-a em doze pedaços e disse a Jeroboão: Toma dez pedaços, porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei dez tribos
enquanto texto 2 reforça exclusão de Israel nos termos da aliança davídica.
Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor. Ajuntou-se a ele gente vadia, homens malignos; fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda jovem e indeciso, não lhes pôde resistir. Agora, pensais que podeis resistir ao reino do SENHOR, que está nas mãos dos filhos de Davi; bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.
As alternativas 2, 3 ,4,5 São falsas
Resposta:55
Explicação:
Alternativa 5:
Os pontos de vista dos textos são diferentes, o texto 1 aborda uma perspectiva informacional, indiferente à tensão política/religiosa entre Israel e Judá. Enquanto o texto 2 o redator mostra todo o seu patriotismo pela nação de Judá.