• Matéria: História
  • Autor: Micaela514
  • Perguntado 9 anos atrás

Aponte as motivações econômicas e religiosas que estimularam portugueses e espanhóis a aventurar-se por mares desconhecido

Respostas

respondido por: maarigibson
302

Portugal e Espanha enfrentavam situações favoráveis econômica e politicamente, que facilitaram as viagens ultramarinas. Com uma burguesia ascendente e procurando novas rotas para o oriente, estabilidade política e avanços em pesquisas, ambas as nações tinham o panorama perfeito para descobertas.

A maior motivação foi a busca por rotas comerciais em direção às índias que não passassem por outros países que já dominavam tais rotas.

respondido por: EduardoPLopes
61

Os portugueses e espanhóis viam as Grandes Navegações como uma forma de destruir o monopólio comercial que as repúblicas mercantis italianas e os árabes tinham sobre as especiarias das Índias, de modo que buscavam rotas alternativas que os permitissem o controle (ou, ao menos, uma grande participação) destes produtos.

Quando passaram a colonizar as Américas buscavam aqui explorar riquezas naturais, como o ouro e a prata, e estabelecer fazendas que produzissem coisas raras (e portanto caras) na Europa, como o açúcar e abacaxis, tendo sido economicamente beneficiados pela mudança.

Já no aspecto religioso buscavam converter os povos de todo o mundo ao Catolicismo, combatendo com isto o avanço da Reforma Protestante.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1083730

Anexos:
Perguntas similares