Respostas
Resposta:
ENFERMAGEM
O coração contrai aproximadamente 80 vezes por minuto e para que esta atividade muscular cardíaca seja eficiente, é necessária uma sequência ordenada e com intervalos curtos.
Se existe uma atividade muscular cardíaca desordenada, partes do miocárdio irão contrair ou relaxar ao acaso, inviabilizando assim uma eficiente circulação sanguínea pelo corpo e o coração não poderá realizar a sua atividade de bomba propulsora de sangue.
Para que ocorra o enchimento ventricular adequado, os ventrículos devem se contrair ao mesmo tempo, e os átrios devem-se contrair no momento apropriado, para que a sua contração produza o enchimento do ventrículo antes que a contração ventricular se inicie.
No interior do coração, existem células musculares cardíacas especializadas que geram impulsos elétricos que determinam a contração cardíaca. Existem ainda outras células cardíacas especializadas na condução do impulso elétrico através do músculo cardíaco. Esse sistema condutor organiza e coordena todos os batimentos cardíacos, produzindo uma ação de bombeamento do sangue muito eficiente, que possibilitará a chegada deste sangue a todas as partes do corpo.
Como outras células do corpo humano, as células musculares cardíacas apresentam uma distribuição irregular de íons em ambas às faces da sua membrana e são eletricamente polarizadas. Se a membrana das células musculares cardíacas se despolariza, permitindo um rápido movimento de íons através dela, ocorre um estímulo, ou potencial de ação, que irá determinar a contração muscular.
Como as células musculares cardíacas adjacentes estão firmemente aderidas entre si através dos discos intercalares que as separa, o potencial de ação pode ser transmitido de célula para célula, determinando assim a contração de cada célula muscular. Esse é um processo relativamente lento, e a presença de um sistema condutor no próprio coração contribui para uma rápida transmissão do potencial de ação através do coração e estabelece a coordenação e a organização dos batimentos cardíacos, tornando-os dessa forma, muito mais eficientes.
Fase de platô a célula continua despolarizada (saída de potássio é "invalidade" pela entrada de cálcio na célula), corrente de cA 2+
Corrente de EFLUXO de potássio com retificação retardado (por canais lentos)
Corrente de potássio retficadora de INFLUXO (potássio pára de sair da célula e um pouco passa a voltar por canais pequenos)