A cumbuca de ouro e os marimbondos
(Contos populares do Brasil – Pernambuco)
Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro.
Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha.
Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer à mulher, e foram ambos ver o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quis levar para a casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza.
O rico ficou logo todo agitado, e não quis que o compadre trabalhasse mais nas suas terras.
Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com a sua mulher para as matas a ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre, e logo que o avistou foi gritando:
“Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!”
O compadre assim fez, e o rico, chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou:
“Fecha a janela, compadre!”
Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para ajuntá-las.
O ricaço gritava então:
“Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia:
“Deixe-me, que os marimbondos estão-me matando!”
E assim ficou o pobre rico, e o rico ridículo.
2) Como você avalia a atitude do compadre rico ao levar a casa de marimbondos ao compadre pobre? Ele agiu certo ou não? Justifique.
3) Identifiquem no conto acima os quatro diferentes momentos da ação, preenchendo o quadro a seguir.
Situação inicial
Conflito
Clímax
Desfecho
4) Nesse texto, há presença de um narrador
a) ( ) personagem, pois o pobre conta sua própria história.
b) ( ) personagem, porque o compadre rico narra sua vida.
c) ( ) observador, porque conta a história e ainda faz parte dela.
d) ( ) observador, pois ele apenas narra os fatos sem participar da história.
5) O conto traz algum ensinamento? Se sim, qual?
6) Marque um X na alternativa que justifica o uso das aspas no conto acima.
a) ( ) Utilização de termos em língua estrangeira.
b) ( ) Falas dos personagens.
c) ( ) Indicação do pensamento das personagens.
d) ( ) Uso de termos em um sentido diferente do habitual.
Respostas
Resposta:
letra (d)
Explicação:
espero q tenha ajudado vcs bons estudos
Resposta pessoal. O pobre pediu ao rico um pedaço de suas terras para que pudesse trabalhar e montar uma plantação. O rico cedeu a pior parte achando que não faria diferença em sua vida. Ele só não sabia que exatamente nessa parte havia uma riqueza. O pobre, ao descobri-la agiu com humildade entendendo que esta pertencia ao dono original das terras, então foi avisá-lo.
Porém ao avistar uma caixa de marimbondos, resolveu pregar uma peça e atirá-la dentro da casa do pobre. Dessa forma, mais uma vez ele agiu de forma egoísta e sem pensar nas consequências que sua atitude poderia trazer para o homem pobre e sua família.
Os quatro momentos da ação no conto
3) O conto "A cumbuca de ouro e os marimbondos" pode ser dividido em quatro grandes momentos:
- Situação Inicial: É a parte do texto onde são apresentados os personagens e informações importantes da história. É correspondente ao primeiro parágrafo;
- Conflito: Nessa parte, é apresentado o problema ou complicação da história. Começa no segundo parágrafo e termina no quarto parágrafo;
- Clímax: Momento mais alto da trama, onde o leitor se sente mais envolvido. Começa no quinto parágrafo e termina no oitavo parágrafo;
- Desfecho: Aqui o conflito é solucionado. Começa no décimo parágrafo até o final do texto.
4) O conto apresentado no exercício possui um narrador observador que apresenta os fatos mas não é um personagem inserido dentro da história. A alternativa correta é a d).
Narrador observador x Narrador Personagem
O narrador personagem é aquele que está presente dentro da trama do texto, participando ativamente.
Já o narrador observador é aquele que conta os fatos acontecidos mas não participa ativamente da história. O narrador do conto do exercício é um narrador observador, já que ele narra o que acontece com o homem pobre e o homem rico mas não participa das ações.
5) Resposta pessoal. O texto traz a atitude do homem pobre de indicar ao homem rico que havia encontrado uma cumbuca de ouro (que com certeza mudaria sua vida) por entender que aquilo não o pertencia.
Por outro lado, também traz a atitude do homem rico, que mesmo tendo melhores condições financeiras que o homem pobre, a todo momento tentava prejudicá-lo pregando-lhe peças. A última, inclusive, poderia deixar o homem pobre e sua família muito feridos.
Por fim, apenas o homem pobre pode ver a cumbuca de ouro, enquanto o rico só via a cumbuca de marimbondos, um reflexo das atitudes de ambos.
6) As aspas são utilizadas nas frases retirados do texto para indicar as falas dos personagens. A alternativa correta é a b).
Entre os usos das aspas, um deles é a indicação de falas de personagens nos textos. As falas devem ficar dentro das aspas enquanto as demais frases do texto ficam de fora. A cada troca de interlocutor deve-se iniciar um novo conjunto de aspas.
Você pode aprender mais sobre o conto "A cumbuca de ouro e os marimbondos" aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/44206991
https://brainly.com.br/tarefa/30246840
https://brainly.com.br/tarefa/29677356
E pode aprender mais sobre interpretação de texto aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529241
https://brainly.com.br/tarefa/20529103
Espero ter ajudado!