• Matéria: Geografia
  • Autor: acsouzadepaula
  • Perguntado 6 anos atrás

A formação do relevo depende de fatores internos e externos, a
modelagem do relevo faz com que diversas formas diferentes sejam
realizadas, assim temos uma configuração do relevo terrestre composta
por planaltos, planícies, depressões e montanhas. Sobre as diferentes
formas do relevo terrestre, explique as principais diferenças entre
planalto, planicies, depressões e montanhas.

Respostas

respondido por: Anônimo
26

Planalto

Planalto, também chamado altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.

Planicies

Uma planície é uma grande área geográfica com pouca ou raramente nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas.

Depressões

A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.

Montanhas

Montanhas são um tipo de relevo caracterizado pelo tamanho e altitude elevado. Podem ser classificadas como Cordilheiras, jovens e antigas.

Perguntas similares