• Matéria: Sociologia
  • Autor: mylenaazevedot
  • Perguntado 6 anos atrás

URGENTE
1 Para esse pensador as diferenças culturais seriam resultado das trajetórias independentes dos grupos humanos. Assim, não indicariam uma hierarquia, mas as escolhas e experiências de cada sociedade. E também que as diferenças entre os grupos e sociedades humanas eram culturais, e não biológicas.
MARGARETH MEAD
FRANZ BOAS
KARL MARX
CLIFFORD GEETZ
E. B. TYLOR

2 Para esse pensador o comportamento humano é sempre simbólico, dependente de como os indivíduos percebem a si próprios e das ações que resultam dessa percepção, ou seja, dependem que a investigação antropológica deve interpretar os significados que os membros de uma cultura dão ás suas práticas.
MARGARETH MEAD
FRANZ BOAS
KARL MARX
CLIFFORD GEETZ
E. B. TYLOR

3 Esse termo compreende que cada manifestação cultural é legítima quando avaliada de acordo com seus próprios critérios. (Assim podemos entender, que não existe cultura superior nem cultura inferior, o que são culturas diferentes).
Relativismo cultural
cultura erudite
etnocentrismo
cultura popular
cultura híbrida

4 O antropólogo Néstor García Canclini observa que até o século XVIII as relações culturais ocorriam entre grupos próximos. Os padrões culturais resultavam de tradições transmitidas oralmente e por meio de livros. Mas já no século XIX e XX cresceu a possibilidade de trocas culturais. E ainda mais, no mundo globalizado em que vivemos o nosso cotidiano é invadido por situações r informações provenientes de diversos lugares. Há assim uma enorme mistura de expressões culturais que não podem mais ser caracterizadas como de um país. Fazem parte de uma imensa cultura mundial, que chamamos de cultura:
Relativismo cultural
cultura erudita
etnocentrismo
cultura híbrida
cultura popular

5 Nas sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes, opondo-se radicalmente a eles, num movimento chamado de contracultura. que podemos citar como exemplo os beat generation (na década de 1950, nos eua, contestava o consumismo do pós-guerra) e o movimento hippie (na década de 1960 que opunham ao trabalho, a acumulação de riquezas, a guerra do vietnã, etc.). Chama-se:
Relativismo cultural
cultura erudite
contracultura
cultura popular
cultura híbrida

Respostas

respondido por: kaillany0986
5

Resposta:

1) FRANZ BOAS

2)CLIFFORD GEETZ

3)Relativismo cultural

4)cultura híbrida

5)contracultura

:)

Perguntas similares