Respostas
Resposta:
Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural;de acordo com o determinismo, tudo no universo está limitado e condicionado a leis imutáveis, por isso toda e qualquer ação humana é predeterminada pela natureza. As ações humanas são também previsíveis, já que são determinadas por acontecimentos anteriores. No determinismo, a liberdade de escolha e o livre arbítrio são meras ilusões sustentadas e defendidas por algumas correntes filosóficas.
Para os críticos do determinismo, homem e natureza não são regidos pelas mesmas leis imutáveis. Não é possível fazer previsões sobre as vidas e atitudes humanas, até porque, a liberdade de escolha e ação alteraria qualquer previsão, ou seja, o livre arbítrio é o que torna o ser humano diferente de outros elementos naturais.
Os defensores do determinismo, por sua vez, argumentam que a ideia de livre arbítrio é rasa e desconsidera o co-determinismo que diz ser possível a interação entre diferentes efeitos criando novas causas.