• Matéria: Artes
  • Autor: mariadocarmodiaspinh
  • Perguntado 6 anos atrás

Qual a relação entre Jean Jacques
Rousseau (filósofo genebrino) e o Romantismo?​

Respostas

respondido por: julieba1011
2

Resposta:

é meio grande skksk

Explicação:

Rousseau e o Romantismo

   Não é ignorado o importante papel desempenhado pelas reflexões de Rousseau na composição do ideário que norteia o desenvolvimento da estética romântica. É imprescindível esclarecer que, por Romantismo, entende-se o movimento artístico que surge no final do século XVIII e tem seu apogeu no início do século XIX, de forma que o período que antecede e, de certa forma, prepara o desenvolvimento da incursão artística romântica na história será aqui, com propósitos meramente didáticos, tomado por Pré-Romantismo, de forma que essa designação engloba certas tendências difusas que ainda não podem ser sistematizadas ou unidas como um movimento estético organizado como o foi, inversamente, o Sturm und Drang alemão.

   Dentre os temas que avultam no pensamento de Rousseau destaca-se o questionamento sobre a essência humana. Para o filósofo genebrino, o homem nasce bom e virtuoso, sendo corrompido no momento em que se insere no sistema social. Sob esse aspecto, a tentativa de retorno à condição humana primitiva, feita por meio da revalorização do amor e da amizade, representa também a re-tomada da natureza, vista como oposto da infelicidade e da injustiça, sentimentos inerentes à engrenagem que impulsiona a máquina social.

   Essa oposição entre a natureza em seu estado puro, berço da pureza humana em que o homem seria capaz de encontrar a liberdade pessoal e social, e a sociedade, vista como o centro motor da deturpação da virtude, será projetada para o nível estético, culminando com a polarização temática campo versus cidade.

   Nesse ponto, é importante destacar o papel definitivo do pensamento rousseuaniano na evolução do tratamento dado à temática que envolve a representação da natureza no campo artístico. Valorizando o espaço da essência individual, Rousseau destitui da paisagem o que ela tem de meramente físico e a ela direciona um olhar subjetivo, que transfigura o mundo exterior no reflexo da subjetividade e da individualidade do próprio eu que a contempla:

Perguntas similares