) A Sociologia, como campo específico do conhecimento, segundo Fernandes (1973), como explicação científica do comportamento social, é algo extremamente novo. Tomazi (2000) é mais incisivo em sua afirmação, dizendo que: * 1 ponto a) A sociologia, no contexto do conhecimento filosofico, surge como um corpo de pensamentos voltadas para a discussão do processo de constituição e consolidação da sociedade medieval. b) Sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Francesa, e por essa razão é chamada de “ciência Política” — uma crise que essa revolução gerou em toda a sociedade europeia. c) A Sociologia como “ciência da sociedade” não surgiu de repente, nem resultou das ideias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista d) A Sociologia, como campo específico do conhecimento é baseada nas ações que os capitalistas desenvolveram ao longo da História nas disputas territoriais.
Respostas
Resposta:
Alternativa (C)
Explicação:
A Sociologia como “ciência da sociedade” não surgiu de repente, nem resultou das ideias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
A Sociologia é uma dessas formas de conhecimento, resultado das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu em resposta à necessidade de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer no mundo ocidental entre o final do século XVIII e o início do século XIX, decorrentes da emergência e do desenvolvimento da sociedade capitalista.
Naquela época, a produção de alimentos e de objetos artesanais, que se concentrava no campo, passou a se deslocar para as cidades, onde começavam a se desenvolver as indústrias. Essa mudança desencadeou importantes transformações 110 modo de vida dos diferentes grupos sociais, afetando as relações familiares e de trabalho. Aos poucos, as normas e valores se estruturariam em novas bases, menos religiosas, estimulando o desenvolvimento de novas ideias. Grandes transformações políticas também ocorreram, no contexto do que se chama de Revolução Industrial, impulsionadas por movimentos como os da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa.