1 — O processo de independência da América Espanhola, ocorrido no século XIX, aconteceu como reflexo e em meio a uma série de situações vivenciadas ao longo do século XVIII. Nesse momento é possível observar o surgimento de um novo conjunto de valores que colocava em questão o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. A teoria do iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais. Com base nos estudos realizados no livro didático ou em consulta à internet, responda às questões. a) No contexto da Independência, qual era a situação política da Espanha? b) Quais motivos protagonizaram a luta pela independência das colônias espanholas na América? c) Quais países dedicaram apoio às colônias espanholas na luta pela independência? Quais eram os interesses desses países na liberdade da América?
Respostas
A - No período da Independência de suas colônias (século XIX) a Espanha se encontrava enfraquecida, não sendo mais a grande potência marítima e mercantil que era, por exemplo, nos séculos XVI e XVII.
B - Dentre outras razões, podemos destacar o avanço das ideias iluministas e o aumento do nível de complexidade das sociedades coloniais, que passaram a necessitar cada vez mais de poderes políticos locais mais amplos para funcionar plenamente.
C -Os Estados Unidos e a Inglaterra, em especial, declararam apoio ao projeto de independência das colônias espanholas nas Américas, tendo a Inglaterra sido mais influente na América do Sul e os Estados Unidos na América Central.
Isto se dava pois estes países desejavam expandir os laços econômicos e políticos com os países que se tornariam independentes por meio destes movimentos, de modo que passassem eles a ocupar o lugar de "maior parceiro comercial", beneficiando as suas economias, que antes era ocupado pela Espanha.
Resposta:
1-a- A Espanha era um país agrário, com uma política econômica voltada para o domínio e a exploração colonial. Durante a segunda metade século XVIII o país enfrentava situações complexas: grave crise econômica; invasão do país pelo exército de Napoleão; rei espanhol deposto e no governo estava o irmão de Napoleão.
b- A independência das colônias espanholas da América ocorreu devido a diversos fatores, como: monopólio comercial em benefício da metrópole; desigualdade de direitos entre os criollos (nascidos nas colônias) e os chapetones (nascidos na Espanha); enfraquecimento da Espanha pelas guerras napoleônicas; ideias iluministas.
c- Os países que apoiaram a luta das colônias espanholas pela independência foram os Estados Unidos e a Inglaterra, pois tinham interesses comerciais e financeiros que ficavam impedidos de serem concretizados onde houvesse o pacto colonial.