• Matéria: Matemática
  • Autor: Thethe13
  • Perguntado 9 anos atrás

Inicialmente assista ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem disponibilizado na ATD1. Em seguida, faça a leitura atenta do texto de Saul (2001), a seguir.


TEXTO - Avaliação da Aprendizagem: Um caminho para a Melhoria da Qualidade na Escola.

Trabalhar com avaliação é importante; aí está uma janela pela qual pode-se entrar para conhecer a prática educativa, com a finalidade de transformá-la. Mudar a avaliação implica em mudar o contexto no qual ela está inserida. Lembro aqui uma fala de Philippe Perrenoud, que diz estar a avaliação num centro de forças, referindo-se às diferentes áreas que compõem as atividades escolares: a relação das famílias com a escola, o planejamento escolar, a preparação das aulas, a relação com os alunos, programas, objetivos, métodos de ensino, satisfações pessoais e profissionais, a política do estabelecimento de ensino. Ao puxar o fio da avaliação, necessariamente se estará mexendo com o equilíbrio destas áreas. Mudar a avaliação implica na disposição necessária para rever a ação pedagógica como um todo.
Questionário (valor 1,0) Envie um único texto contendo as respostas dos itens a) e b) a seguir.

a) Valor 0,5 ponto - Após assistir ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem, fazer a leitura atenta do texto de Saul (2001) e participar do fórum não avaliativo, escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) contendo suas ideias sobre esses assuntos discutidos no fórum.
b) Valor 0,5 ponto - Escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) explicitando o que é avaliar para você, como você era avaliado (a) quando cursava o Ensino Fundamental e/ou Médio e como avalia atualmente seus alunos. Caso não seja docente, escreva como você avaliaria os alunos, se os tivesse.

Respostas

respondido por: Danndrt
44
a)

A avaliação pode ser entendida como toda prática educativa e suporte teórico, que busca obter meios que melhorar a qualidade na educação. É o centro de toda uma estrutura pedagógica. Avaliação sempre foi um assunto muito discutido na esfera educacional. Na história da educação, ela passou por várias transformações, cada uma de acordo com o contexto na qual estava. Quando falamos em avaliação, não podemos conceber apenas a ideia de quantizar o conhecimento, como acontece geralmente. A avaliação, dentro de uma sala de aula, deve ser constante e vista como um meio de renovar metodologias. Avaliar é um dos mais importantes instrumentos de ensino aprendizagem. A avaliação deve ser vista como um agente de mudanças. Quando mudamos a forma de avaliação, também mudamos nossos conceitos pedagógicos. Uma avaliação qualitativa ocorre de forma contínua, como parte dos processos de ensino aprendizagem e não somente como uma finalidade. Deve-se adotar uma avaliação qualitativa, onde o aluno é avaliado não somente pela aprendizagem dos conceitos das disciplinas em si, mas também pelos conceitos que ele traz consigo e pelos que adquire ao longo do processo de ensino.   A avaliação deve ser um processo de construção do conhecimento, onde o aluno aprende conceitos, habilidades e competências, além de desenvolver seu senso crítico e sua autonomia.  

b)

O ato de avaliar, na molha opinião, deve ser um processo que está presente em todas as etapas da aprendizagem. Deve começar desde a observação dos conhecimentos prévios que o aluno tem, até os conceitos que ele desenvolveu ao longo do processo. Atribuir uma nota não quantiza o conhecimento do indivíduo, mas é importante como forma de registro. Nesse sentido, não devemos apenas mostrar uma nota ao aluno, é necessário e importante destacar o erro e mostrar novas possibilidades para se chegar ao acerto, uma vez que o erro surge como um dos principais agentes do processo de avaliação. Geralmente, a maioria das escolas adota uma avaliação muito quantitativa, o que desacelera a aprendizagem, pois o aluno passa a se preocupar com uma nota numérica, que aprovará ou não, ao final do ano letivo. O aluno, então, passa a estudar simplesmente para atingir determinada nota. Com isso, perde-se todo o conceito do que é o saber, do que é aprender. O foco já não é mais o conhecimento. Enfim, uma avaliação eficaz deve ser mediadora, explorando os conhecimentos prévios dos alunos e que esteja presente em todo o processo de ensino aprendizagem.
Perguntas similares