IFES- ES 2016. Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente, A) O bêbado e o equilibrista, Estado Novo. B) Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar C) Alegria, alegria, Diretas já. D) Cálice, Ditadura Militar. E) Cálice, Estado Novo.
Respostas
A resposta é a letra B
Explicação:
confia
O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente: B) Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar.
A ditadura civil militar brasileira consiste em um período que foi instaurado no dia 1 de abril de 1964 e perdurou até o dia 15 de março de 1985. Nesse período, houveram sucessivos governos militares.
Caracteriza-se pelo caráter autoritário e nacionalista, que começou a partir de um golpe militar que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart. Durante a ditadura militar houve grande restrição a liberdade, repressão e censura aos opositores.
Durante o período o músico Geraldo Vandré compôs a música: Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), como uma crítica à ditadura militar brasileira.
Saiba mais sobre a ditadura militar brasileira em: https://brainly.com.br/tarefa/44554433
Bons estudos!