Em encosta, a água de chuva ao atingir a superfície do terreno pode infiltrar no solo, ou escoar superficialmente até atingir o vale. Observe as figuras abaixo: a) Descreva a trajetória da água na situação representada nas figuras da esquerda e do meio. b) Descreva a trajetória da água na situação representada na figura da direita, destacando suas possíveis consequências.
Respostas
Resposta:
A)-Na figura da esquerda é observada uma encosta recoberta por vegetação, ocorrendo maior infiltração (seta maior) da água de chuva no solo e no substrato rochoso permeável, alimentando o lençol freático e minimizando o escoamento superficial provocado pelo impacto da água. Na figura do meio, a ausência de vegetação provoca diminuição da infiltração (seta menor) da água de chuva no solo, aumentando o escoamento superficial (seta em diagonal) e expondo a superfície à ação da água.
Grade de pontuação:
25% de acerto – Descreveu a trajetória de apenas uma figura, não apontando nenhuma característica.
50% de acerto – Descreveu a trajetória das duas figuras, não apontando nenhuma característica.
75% de acerto – Descreveu a trajetória das duas figuras, porém apontou as características de apenas uma.
100% de acerto – Descreveu a trajetória das duas figuras apontando as características de cada uma com precisão.
B)-Resposta:
Na figura da direita, é observado um cenário tipicamente urbano, com uma encosta impermeabilizada, ocupada por edificações, asfalto e desprovida de cobertura vegetal. Sem possibilitar o processo natural de infiltração da água de chuva pelo solo, temos o aumento intenso do escoamento superficial (seta em diagonal). A velocidade e volume da água da chuva na encosta causa as seguintes consequências: inundações nos fundos de vale e áreas mais planificadas, próximo ao leito dos rios, e deslizamentos dos terrenos em áreas próximas às encostas. Tais problemas são provocados pela falta de um planejamento urbano adequado ao espaço em questão.
Grade de pontuação:
25% de acerto - Descreveu apenas o problema da impermeabilização, não apontando nenhuma consequência.
50% de acerto – Descreveu o problema da impermeabilização e do escoamento superficial na encosta, não apontando nenhuma consequência.
75% de acerto – Descreveu o problema da impermeabilização e do escoamento superficial na encosta, apontando apenas uma consequência.
100% de acerto – Descreveu o problema da impermeabilização e do escoamento superficial na encosta, apontando mais de uma consequência.
Espero ter ajudado meu amore! <3
a) A trajetória da água na imagem da esquerda é vertical com tendência de que a água desça através do solo e chegue até o lençol freático. Isso ocorre porque a área é coberta por vegetação, o que possibilita que a água possa infiltrar no solo com o auxílio das raízes das plantas.
A trajetória da água na figura 2 é uma trajetória horizontal e inclinada com a água escoando através da superfície, com menor índice de infiltração por devido à falta de cobertura vegetal no solo. Além disso nessa situação há grande perda de solo.
b)Na figura da direita, a água tende a escoar superficialmente através do solo, já que é uma área impermeabilizada pelo asfalto e pelas construções urbanas.
Nessa situação podem ocorrer enchentes nas cidades e devido a declividade do terreno, podem ocorrer também deslizamentos de terra, o que pode resultar em mortes.
Além disso, como a água não infiltra no solo, a tendência é que o abastecimento do lençol freático na região fique comprometido.
O escoamento das águas nos solos
Em regiões onde há a presença da vegetação, a tendência natural é de que as águas consigam infiltrar nos solos reabastecendo o lençol freático, o que contribui para a manutenção dos rios.
A vegetação também contribui para a conservação dos solos, já que menos partículas de solo de áreas florestadas tendem a serem levadas pela água da chuva.
Já nas áreas desmatadas, como mostrado na figura 2, os solos tendem a ser removidos pelas águas das chuvas, pois não há a vegetação, responsável pela sua proteção.
Nas áreas urbanas, a tendência das águas é de se acumularem na superfície, pois há poucos locais nos solos que permitem a infiltração resultando em enchentes e deslizamentos de encostas em áreas mais declivosas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a inflitração das águas nos solos em: https://brainly.com.br/tarefa/14349598
#SPJ2