Respostas
Na contramão da noção equivocada de que a Educação Infantil serve apenas para cuidar das crianças enquanto a família trabalha, o Instituto Alana e a Nova Escola lançam planos de aula alinhados à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) a fim de colaborar com o desenvolvimento integral das crianças.
Leia + O papel da escola brasileira na promoção dos direitos da primeira infância
Produzidos por 40 educadores de todo o Brasil, os 500 planos de aula, voltados para crianças de 0 a 5 anos, foram lançados nesta segunda-feira 11, em São Paulo, no evento “Planejamento na Educação Infantil”. Todas as propostas estão disponíveis online e podem ser consultadas gratuitamente.
Acesse gratuitamente os planos de aula da Educação Infantil. Alguns exemplos das atividades estruturadas são “Massagem para a soneca dos bebês”, “Produção do álbum dos bebês” e “Apresentando a rotina às famílias”.
Para Ana Lucia Vilela, presidente do Instituto Alana, um dos grandes méritos desses planos está no fato de que foram feitos por professores para professores. “O outro desafio era estruturar o planejamento das aulas tendo em mente que não existe uma única maneira de ensinar e de aprender”, diz a gestora.
Assim, nos planos de aula há espaço para contextualização a partir do território e cultura local e, sobretudo, para a participação das crianças na construção do conhecimento.
“Nós tiramos o professor do centro e mudamos a pergunta: não é mais ‘como eu ensino isso para as crianças?’ e sim ‘como essa criança aprende?'”, explica a assessora pedagógica de Nova Escola, Beatriz Ferraz.