1- A REVOLUÇÃO FRANCESA MARCOU A ASCENSÃO DE QUAL CLASSE SOCIAL? 2- A REVOLUÇÃO FRANCESA MARCA A PASSAGEM DE QUAIS PERÍODOS? 3- QUAL A SITUAÇÃO DA FRANÇA NO PERÍODO DA REVOLUÇÃO? 4- EM QUE MOMENTO HISTÓRICO SE DESENCADEOU A REVOLUÇÃO FRANCESA? 5- NA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA, COMO ESTAVA DIVIDIDA A SOCIEDADE FRANCESA? 6- COMO VIVIAM OS CAMPONESES NA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA? 7- QUAL ERA A POSIÇÃO DA BURGUESIA NA ÉPOCA DA REVOLUÇÃO FRANCESA? O QUE ELA REIVINDICAVA? 8- O QUE PROVOCOU A ESCASSEZ DE ALIMENTOS E A ELEVAÇÃO DOS SEUS PREÇOS? 9- POR QUE OS REPRESENTANTES DOS TRÊS ESTADOS ENTRARAM EM CONFLITO NA ASSEMBLEIA DOS ESTADOS GERAIS? 10- O QUE FOI A QUEDA DA BASTILHA? 11- QUAIS AS PRIMEIRAS MEDIDAS TOMADAS PELA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE? 12- EXPLIQUE O QUE FORAM AS JORNADAS DE OUTUBRO. 13- EXPLIQUE O QUE FOI O PERÍODO DO TERROR. 14- EXPLIQUE O QUE FOI O GOLPE DO 18 DO BRUMÁRIO.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante
2) O marco histórico da Idade Moderna ou Modernidade é a queda do Império Bizantino. Esse período se estende até 1789 com a Revolução Francesa. Durante a Idade Moderna, o mundo passou por uma série de transformações.
3) A França, nesse período, começou a sofrer as consequências de seu atraso econômico em relação às mudanças que estavam acontecendo no mundo em decorrência do avanço do capitalismo. As tentativas de reforma que haviam sido cogitadas na segunda metade do século XVIII fracassaram, porque nobreza e clero impunham forte resistência a qualquer medida que resultasse na perda de seus privilégios.
4) A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.
5) A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. O alto clero era composto por elementos vindos das ricas famílias da nobreza, possuindo toda a sorte de privilégios, inclusive o de não pagar impostos.
6) Durante a revolução francesa, os camponeses viviam sempre pagando impostos bem altos, enquanto a burguesia só pensava em fazer festas e bailes.
7) A Burguesia não estava numa posição privilegiada, em razão das Monarquias Absolutistas, principalmente as da Inglaterra;
8) Em 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços.
9) Porque enquanto o primeiro e o segundo estados defendiam o voto por ordem social, o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça, pois, da outra forma, estaria sempre em desvantagem.
10) A queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é considerado o evento que deu início à Revolução Francesa. A Bastilha era uma grande prisão considerada símbolo do Antigo Regime, e sua tomada pela população de Paris espalhou a revolução por toda a França.
11) A Assembleia Nacional Constituinte, a primeira das fases da Revolução Francesa, que se seguiu imediatamente às agitações populares, tomou como medidas iniciais a abolição dos privilégios jurídicos da nobreza, abolição dos privilégios dos senhores feudais, fundou uma Monarquia Constitucional e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Pretendiam, com isto, reformar as próprias bases políticas e econômicas da França, tomando medidas que tentassem compatibilizar os interesses de grupos distintos de revolucionários.
A abolição dos privilégios legais dos nobres, por exemplo, os impedia de, legitimamente, sabotar os seus camponeses, enquanto que a extinção dos privilégios feudais reduzia os impostos e encargos que a burguesia era forçada a pagar.
12) Foram manifestações populares diante de Versalhes que conseguiu fazer com que o rei liberasse seu estoque de mantimentos para o povo, que sancionasse leis da recém-criada Assembléia Nacional Constituinte, e que assim se mudasse com a família real para Paris.
13) Na Revolução Francesa, o Período do Terror, ou O Terror, ou Período dos Jacobinos, foi um período compreendido entre 5 de setembro de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos que foi um precursor da ideia de um Terrorismo de Estado nos séculos posteriores).[1] Entre junho de 1793 e julho de 1794, cerca de 16 594 pessoas foram executadas durante o Reinado de Terror na França, sendo 2 639 mortes só em Paris.[2] Apesar disso, há um consenso de que o número é muito maior devido às mortes em prisões.
14) O 18 de Brumário foi um golpe de Estado efetuado por Napoleão Bonaparte. A data recebe este nome porque ocorreu no segundo mês do Calendário Revolucionário Francês, que era dedicado à névoa (ou bruma). O 18 Brumário coincidia com os dias 9 e 10 de novembro de 1799 do calendário gregoriano.