Matérias como estas, infelizmente são comuns quando se trata do continente africano, tema que virou até filme premiado pela crítica internacional. Dentre os fatores históricos e naturais que nos ajudam a compreender a ocorrência deste tráfico no continente, destacam-se:
Respostas
Este trabalho tem a intenção de analisar a construção de representações feitas pelos fi lmes
“O Último Rei da Escócia”, “Diamante de Sangue” e o “Jardineiro Fiel”, verifi cando que,
analisadas em conjunto, essas obras acabam por produzir um discurso a respeito da História
contemporânea da África. A partir da premissa de que a história produzida pelos historiadores
não é o único modo de se reconstituir o passado, reconhece-se que, além de um discurso
“ofi cial” oferecido pela historiografi a da África contemporânea, também existem outros
discursos. Os fi lmes produzidos pelos próprios africanos não atingem o grande público.
Assim, pretendo explorar o fato de que os africanos são impossibilitados de construírem
representações, ou até um discurso próprio de seu continente para o mundo. Cabe, então,
a partir da análise conjunta dos fi lmes, verifi car a frequência com que o continente africano
é tratado como vítima e como isso é reproduzido pela grande mídia do cinema. Por último,
tentarei entender como o cinema hollywoodiano retrata a África contemporânea: quais são
as representações mais decorrentes nos fi lmes? O que se repete? O que se omite? Quais as
características dos personagens? Todas essas são perguntas que perpassam a análise dos
fi lmes escolhidos.