Respostas
Resposta:
A palavra “cristão” é usada apenas três vezes no Novo Testamento
Os cristãos nem sempre foram “cristãos”. Isto é, os membros da Igreja primitiva não se referiam a si mesmos como “cristãos”. Então de onde veio esse nome?
Quando olhamos para os textos que compõem o Novo Testamento, descobrimos que as comunidades primitivas preferiam chamar-se “santos”.
Deve-se notar, no entanto, que no grego original a palavra “santo” (hagios) tem conotações ligeiramente diferentes do que seria possível para nós hoje em qualquer outra língua.
O grego hagios, nesse contexto particular, significa simplesmente “consagrado a Deus”. O fato da palavra sempre aparecer no plural do Novo Testamento revela que a Igreja primitiva se considerava uma comunidade de pessoas trabalhando e vivendo juntas a serviço de Deus.
Os membros da Igreja primitiva foram chamados “cristãos” pela primeira vez, de acordo com o livro de Atos (cf. At 11, 26), em Antioquia.
Os outros dois momentos em que a palavra aparece no Novo Testamento são Atos 26, 28 e 1 Pedro 4, 16.
O primeiro texto (Atos 11, 26) não fornece muitos detalhes sobre como esse nome surgiu. Simplesmente afirma que “os discípulos foram chamados cristãos primeiro em Antioquia”, depois que Barnabé levou Paulo à cidade (onde eles ensinaram os discípulos por cerca de um ano) e nada mais. Mas se esse não fosse um nome com que os discípulos de Jesus chamariam a si mesmos, de onde teria vindo esse termo, então?
Uma coisa é certa: o fato de um novo termo ter que ser cunhado para se referir aos cristãos em Antioquia revela que a missão fora bem-sucedida.
Enquanto alguns estudiosos afirmam que o nome “cristão” era originalmente de alguma forma depreciativo, parece, no entanto, que era um meio simples de estabelecer uma distinção entre essas comunidades e outros judeus, especialmente porque a Igreja primitiva, em uma cidade cosmopolita como Antioquia, já incluía gentios.
De fato, como John W. Martens explica em seu artigo sobre o assunto, esses “cristãos” representam uma posição particular judaica em relação à identidade do Messias e à entrada de gentios na comunidade judaica.
Em uma cidade cosmopolita como Antioquia, onde pessoas de diferentes cantos do Império Romano conviviam, a Igreja de alguma forma ajudou a redefinir as noções de comunidade incluindo judeus e gentios igualmente em um único e novo agrupamento
Os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos por seguirem seus princípios, e desse modo essa designação seria em alusão ao seu próprio nome: Cristo, uma maneira de diferenciar que o aceita.
A palavra cristão foi usada pela primeira vez em Atos 11:26:
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Hoje em dia os cristãos ainda são os que seguem os ensinamentos deixados por Jesus, entendendo Ele como filho do Deus vivo, e desse modo surge o cristianismo, que compreende as religiões que tem o fato da ressurreição do filho de Deus como verdadeiro.
A pascoa para os cristãos é tão importante por determinar o marco histórico do poder de Deus sobre a Humanidade.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/12816545
Bons estudos!