1) “E o olhar estaria ansioso esperando e a cabeça ao sabor da mágoa balançado e o coração fugindo e o coração voltando e os minutos passando e os minutos passando...” (Vinícius de Moraes, O olhar para trás) A figura de linguagem que predomina nestes versos é: a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar. b) A sinestesia, manifestada pela referência à interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera. c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e para conotar a intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar. d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e. e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio
Respostas
Resposta: C, pois em meio às figuras de linguagem que aparecem o polissíntedo está com mais frequência
A figura de linguagem que predomina nestes versos é o polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e para conotar a intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar. Por isso, a alternativa correta é a letra C.
O que é polissíndeto?
Podemos dizer que o polissíndeto se caracteriza como uma figura de linguagem que apresenta o uso repetitivo da conjunção entre as orações de determinado período. Diversas são as conjunções que podem ser encontradas, e geralmente são "e", "nem" ou "mas".
No trecho apresentado, é essa figura de linguagem que se faz presente de maneira abundante, principalmente por conta do uso da conjunção "e", que aparece repetidas vezes.
Veja mais sobre polissíndeto:
https://brainly.com.br/tarefa/5814415
#SPJ2
![](https://pt-static.z-dn.net/files/d9a/6139c1395de50a54aeb7c26c2c7dde39.jpeg)