1) Após alguns anos da adoção da organização do ensino em ciclos em uma escola de anis iniciais do ensino fundamental, a análise dos dados dessa escola demonstrou que as altas taxas de reprovação, que antes se concentravam no 1° ano, se deslocaram para o 3° e 5° ano. Assinale a alternativa que explica a mudança de comportamento nas taxas de reprovação:
Respostas
Resposta:
1 d)
Como a organização do ensino em ciclos, que pressupõe uma mudança na concepção de educação, escola, ensino, aprendizagem e avaliação,deveria haver uma diminuição substantiva nas taxas de reprovação, por ter mais tempo de aprendizagem às crianças. Caso isso não aconteça é sinal de que a escola talvez não esteja aplicando corretamento a organização por ciclos
2 e)
Apenas I, III, V.
3 c)
Avaliação institucional
4 b)
A segunda professora compreende que o aluno deve investigar as causas do seu erro para que possa atuar sobre ele, enquanto a primeira professora usa erros e acertos apenas para atribuição de notas.
5 a)
A avaliação dos professores pode ter sido influenciada pelo comportamento dos estudantes em sala de aula e os estereótipos de meninos bagunceiros e indisciplinados e de meninas obedientes, caprichosas e estudiosas podem estar mascarando a efetiva aprendizagem dos conteúdos cognitivos.
Você esqueceu as alternativas:
Alternativas: a) A adoção do ensino em ciclos promove uma maior permanência dos alunos na escola, por isso beneficia os estudantes possibilitando que tenham uma trajetória escolar sem tantas interrupções.
b) Os professores dessa escola modificaram as práticas avaliativas em função da adoção do ensino em ciclos, por isso ocorreu a mudança de comportamento nas taxas de reprovação.
c) Com a organização do ensino em ciclos espera-se que haja uma mudança nas concepções e práticas avaliativas e a reprovação fica restrita aos anos finais de cada ciclo, isso explica porque a reprovação está situada no 3° e 5° anos, pois devem ter adotado dois ciclos, um constituído pelo 1°, 2° e 3° anos e o outro pelo 4° e 5° anos.
d) Como a organização do ensino em ciclos pressupõe uma mudança na concepção de educação, escola, ensino, aprendizagem e avaliação deveria levar a uma diminuição substantiva das taxas de reprovação. O deslocamento da reprovação para os anos finais de cada ciclo é indicativo de que nesta escola a política de ciclos não está se efetivando. Alternativa assinalada
e) A mudança de comportamento nas taxas de reprovação indica que não existe correlação entre organização do ensino em ciclos e melhora na aprendizagem.
Agora podemos:
A alternativa D está correta.
A educação no Brasil, passa por um processo dinâmico de execução, onde os educadores e profissionais responsáveis pela formação de alunos, e, seres sociais, se adaptam as relações sociais, tendo profundo ligamento com a situação política e econômica da nação.
Assim, o público acaba sendo oferecido para as massas e ainda carece de melhorias em sua estrutura, onde o privado possui melhores condições para a formação do aluno, sendo um dos pontos de discussão da desigualdade.
Por fim, sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico e no desenvolvimento dos ciclos ao longo desse processo escolar.