A ortografia se caracteriza por estabelecer padrões normativos para a forma escrita das palavras. Essa escrita está relacionada tanto a critérios etimológicos (ligados à origem das palavras) quanto fonológicos (ligados aos fonemas representados).
Nesse sentido, impõe-se compreender que a ortografia é fruto de uma convenção. No caso do português utilizado no Brasil, a forma de grafar as palavras é produto de acordos ortográficos que envolvem os diversos países em que a língua portuguesa é o idioma oficial. Considerando a modalidade escrita formal da lingua portuguesa, analise as sentenças a seguir:
a) marta porta-se como uma princesa sempre que requizitada afalar em publico.
b) é indispensavel analisar os fluxos de caixas da cantina da escola.
c) os meteorologistas mais erram do que acertam a previsão do tempo, ultimamente.
d) eu não hesitaria em aceitar a proposta do chefe de departamento, desde que assinada por ele.
De acordo com as normas formais da língua portuguesa, está correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
III e IV apenas.
Explicação:
Olá amigos!! A resposta é muito simples, basta verificar os erros grotescos nas frases:
I: "requizitada" ao invés de requisitada.
II: O plural de fluxo de caixa, é fluxos de caixa e não "fluxos de caixas" como apresentado na frase.
Bem fácil, precisamos adotar o hábito de ler e reler as questões sem se preocupar em responder logo e sim procurar entender a questão.
Forte abraço!
Essa questão possui duas alternativas que podem ser consideradas corretas, as letras c) e d).
A importância das convenções normativas ortográficas reside na necessidade de padronizar o sistema de escrita e as suas regras associadas, de modo a evitar que cada pessoa escreva da maneira que queira.
No caso em questão, a alternativa a) não segue os padrões adequados, uma vez que escreve "requisitada" com "z" no lugar do "s".
Enquanto a alternativa b) está incorreta por escrever o termo "fluxos de caixa" com plural nas duas palavras, quando só se deveria usar o plural na primeira.