preciso de um resumo sobre o crescimento populacional em paises desenvolvidos e subdesenvolvidos. por favor me ajudem
Respostas
Resposta:
Olá!
RESUMO
Analisam-se os principais fatores que contribuíram para a dinâmica populacional dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos, a política por eles adotada, bem como a aplicação da demografia em saúde pública. O ritmo de maior crescimento populacional observa-se nos países subdesenvolvidos sendo que, para o ano 2.000, a região denominada de terceiro mundo é a que apresentará o maior contingente populacional pois os países subdesenvolvidos contribuirão com 79% do total da população mundial. A primeira transição demográfica iniciou-se no século 17, na Europa, com o processo de revolução industrial enquanto que, nos países subdesenvolvidos, isto ocorreu a partir do ano de 1940, porém, com uma diferença fundamental, pois a queda de mortalidade verificada não foi acompanhada por um declínio significativo da natalidade nem da modernização de suas economias. Entre os principais fatores que afetam a mortalidade e a fertilidade analisou-se a influência do desenvolvimento econômico e social e dos avanços no campo da medicina e da saúde pública. Está sob uma política antenatalista oficial 66% da população dos países subdesenvolvidos e os contraceptivos mais utilizados têm sido, em ordem decrescente, o dispositivo intrauterino, esterilização e pílulas. Somente a Índia, em 4 anos (1964-68), esterilizou 5.200.000 habitantes com uma idade média de 32,2 anos. Entre as principais aplicações da demografia em saúde pública destacam-se o planejamento de saúde, migrações, epidemiologia e higiene materno-infantil.
CONCLUSÃO
– O crescimento populacional acelerado ("explosão demográfica") é conseqüência e não causa do subdesenvolvimento e como tal não é problema médico.
– Somente o ingresso dos países subdesenvolvidos no processo de desenvolvimento econômico e social reduzirá substancialmente a mortalidade e fertilidade. Historicamente pela análise feita por este estudo, isto ocorreu para os países considerados hoje desenvolvidos.
– A demografia tem aplicações importantes em saúde pública, principalmente em planejamento de saúde.
– O planejamento familiar deve ser parte integrante da assistência materno-infantil, respeitando sempre as prioridades de um programa de saúde.
– Não é preciso justificativas demográficas, econômicas e sociais para se incluir o planejamento familiar em programas de saúde, uma vez que a causa de pobreza e de subdesenvolvimento não reside no tamanho da família.
– A política populacional deve ser definida pelo governo federal de acordo com a política de desenvolvimento social e econômico do país.