Por que a ''derrama'' foi criada pela Coroa portuguesa no final do século XVIII? E para que serviu?
Respostas
Resposta:
A Coroa portuguesa cobrava um imposto sobre a atividade de extração do ouro no Brasil que se chamava Quinto. Ele correspondia a 20 % do ouro que os mineradores conseguissem extrair.
No momento em que a economia mineradora começou a dar sinais claros de enfraquecimento, a Coroa instituiu a Derrama, que era um novo imposto cobrado a fim de complementar os débitos que os mineradores acumulavam.
A arrecadação da Derrama envolvia confisco de bens e propriedades. Essa situação gerou a revolta dos mineradores, intelectuais e proprietários de terra de Minas Gerais, o que acabou culminando na Inconfidência Mineira.
Explicação:
Foi criada, teoricamente, para "garantir" que os impostos fossem pagos, ocorrendo a "derrama" sempre que as arrecadações em ouro em uma área de mineração estivessem abaixo de um determinado nível (em peso bruto).
Na prática, contudo, a derrama era uma forma da Coroa Portuguesa cobrar de maneira abusiva os impostos. Quando ela acontecia, os soldados portugueses confiscavam, sem muito critério, as propriedades dos colonos (confiscando sempre as propriedades dos colonos dos quais não gostavam ou que se mostravam menos leais a Coroa). Ela se tornou mais comum à medida que o ouro foi se tornando menos abundante nas Minas, causando cada vez mais revolta aos locais, que eram injustamente "assaltados" pela Coroa Portuguesa.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/1869194