O que podemos fazer para aumentar a produção de milho no brasil ? e quais são as vantagens e as desvantagens?
Respostas
Resposta:
1° Densidade populacional
No Brasil, a densidade de plantas varia de 30 mil a 90 mil plantas por hectare. Ao se elevar essa densidade, podemos observar aumento da produtividade (Kg/ha) até certo ponto.Vários fatores interferem nessa densidade populacional ótima, especialmente:
Características dos híbridos
Condições ambientais
Condições de manejo.
2° Diferentes épocas de plantio exigem diferentes manejos.
dependendo da época de plantio, a cultura do milho estará exposta a uma condição de clima diferente.
Ou seja, o milho safrinha pode sofrer com déficit hídrico e com a menor luminosidade, o que pode estender seu ciclo de cultivo mesmo para milho verde.
Por isso, dependendo da época de plantio e das cultivares de milho, há um manejo diferente.
Vantagens
O sistema de plantio direto na palha oferece maior rapidez nas operações, possibilita o plantio e a colheita antecipada (veja porque semear cedo na segunda safra). Além disso, se houver a cobertura adequada do solo, haverá menos evapotranspiração e, consequentemente, um teor maior de água disponível para as plantas, outra importante função é a ciclagem da matéria orgânica que devolve parte dos nutrientes extraídos, além de manter o solo protegido da irradiação excessiva e erosão.
Desvantagens
Um dos principais motivos para evitar o plantio direto a possibilidade de haver uma camada mais compactada do solo, limitando o desenvolvimento do sistema radicular e tornando a cultura mais vulnerável à estiagem comum nessa época do ano.
A falta de chuvas também pode trazer outra desvantagem à lavoura: o desenvolvimento de algumas pragas de solo, sendo necessário então a aplicação de inseticidas para o controle de pragas.