• Matéria: História
  • Autor: eduardamoura01p9yelz
  • Perguntado 6 anos atrás

1- Quem eram os magistrados na República romana?
2- Quais eram os principais cargos de magistrados e suas funções?
3- Quais eram as atribuições do Senado durante a República?
4- Quem escolhia os magistrados?
5- De que forma os plebeus conseguiram ampliar seus direitos?
6- Quem eram os Tribunos da Plebe?
7- O que foi conseguido com a Lei das 12 tábuas?
8- O que era o Plebiscito na República romana?
9- De que forma a expansão territorial de Roma afetou os Patrícios?
10- De que forma a expansão territorial beneficiou alguns poucos plebeus?
11- Relacione a expansão territorial ao escravismo.
12- De que forma a ampliação do escravismo prejudicou aos pequenos proprietários e camponeses plebeus?
13- Quais foram as bases das reformas propostas pelos irmãos Graco?
14- De que forma o governo do General Mário favoreceu os Plebeus?
15- O que foram os Triunviratos?
16- Quem participava do Primeiro Triunvirato e do Segundo Triunvirato?
17- Quais foram as principais medidas do governo de Júlio César?
18- Por que Júlio César foi assassinado?

Respostas

respondido por: umaanonima666
2

Explicação:

1- Os magistrados romanos se dividiam na magistratura em : Consules, Questores,Censores,Edil, e Pretores(Lembrando que era a assembleia centuriata que os escolhiam).

2- A função da Magistratura Romana basicamente é equivalente ao poder executivo de hoje em dia, que tem o dever de executar as leis.(A assembléia Centuriata quem criavam as leis e os Magistrados as aplicavam na Roma antiga).

3-O órgão principal era o senado,ele era composto por 300 patrícios que por sinal possuíam cargo vitalício. Eles quem determinavam os decretos e administravam províncias, cuidava do mercado e política exterior, além de financiar vaaaaarios cultos religiosos regados a vinho e sexo(para entreter a população).

4 - Os magistrados eram escolhidos pela assembleia Centuriata (que era composta por patrícios e plebeus, aqueles que eram denominado "cidadãos")

5 - Os plebeus conseguiram ampliar seus direitos através de "manisfestações" pedindo reinvidicações, dentre elas podemos citar que eles queriam leis escritas ( daí surge as leis das XII tábuas)pediam também aprovação de casamento entre plebeus e patrícios ( Lei de Canuleia), fim da escravidão por dúvidas (Lei de Poeteia), por fim mas não menos importante, a população exigia participação política, sendo assim foi criada a assembleia da Plebe, que era composta pelos tribunos da Plebe.

6 - Digamos que os tribunos da plebe era o restante dos cidadãos que não se encaixavam como patrícios, era algo para os cidadãos.

7 - A XII tábuas foram importantes pois foi o primeiro código de leis escritas em Roma, sendo assim não haveria como os Patrícios as manipularem como faziam quando essas eram orais.

8- Plebiscito era basicamente as leis que os tribunos da Plebe decretavam.

9 - Com expansão territorial houve aumento do latifúndio dos patrícios, enriquecimento do estado ,houve intenso êxodo rural, e Roma passa a ser uma economia escravista, aumento do número de desempregados. Roma passa a mandar no Mediterrâneo. Ocorre marginalização dos plebeus.

10 - Talvez deva ter existido alguns plebeus que conseguiram algum êxito ( cara, eu realmente não acho que a expansão no Mediterrâneo beneficiou os plebeus)

11 - Houve intenso aumento no número de escravos de guerra com as conquistas de expansão, sendo assim eles eram escravizados para manter a economia.


umaanonima666: deu bug aqui, vou responder o resto, perae
umaanonima666: vou continuar
Perguntas similares