O mapa acima representa o avanço da produção de soja no Brasil, cuja principal consequência socioespacial foi:
Respostas
A alternativa (b) apresenta a principal consequência socioespacial do avanço da produção de soja no Brasil.
O cerrado, um importante bioma tem sido devastado para atividades como o cultivo de soja e pecuária, constituindo uma nova fronteira agrícola no Brasil.
Apesar do cerrado apresentar solos ácidos e de baixa fertilidade agrícola, através de técnicas de correção dos solos, puderam ser utilizados em larga escala e gerar alta produtividade para o agronegócio brasileiro.
Este importante bioma abrange doze estados do Brasil. Através de imagens de satélite é possível observar que grande parte da área original do cerrado já está desmatada.
O desmatamento gerado para a prática agrícola compromete todo o bioma com prejuízo direto para os recursos hídricos, o solo e a biodiversidade da região.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/17627480
A principal consequência socioespacial do avanço da produção da soja no Brasil foi a expansão da fronteira agrícola.
À medida que as terras no sul foram sendo ocupadas com a urbanização e agricultura, houve a necessidade de buscar novos locais para plantação e produção agrícola, principalmente da soja, cultura de grande crescimento no Brasil.
Com isso, houve uma "migração" da agricultura de produção de soja para o centro do país, principalmente no centro-oeste, e com isso uma destruição do cerrado. Essa expansão ganhou força após a Revolução Verde que garantiu aos monocultores maior acesso à tecnologia de campo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/24753431