Como consideramos a Bíblia inspirada, nós a lemos como Palavra de Deus. De fato, pensamos que os autores são inspirados, por isso damos muita importância ao autor humano para estudar os livros da Bíblia. Aliás, alguns "autores" de livros nem sabiam ler ou escrever, de modo que contratavam escribas (profissionais da leitura e escrita) para escrever a sua fala ou pregação (por exemplo: Baruque era escriba do profeta Jeremias). Entretanto, no tempo do antigo Estado de Israel, as coisas não eram assim. Para as sociedades orientais antigas, autor é a pessoa que inicia ou inspira uma dada obra qualquer. Leia, por exemplo, Provérbios 1,1: Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. E o que isso significa para a inspiração da Bíblia? ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Teologia Bíblica. Reimpressão - 2018. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. A partir do texto acima, analise as afirmações abaixo e marque (V) verdadeiro ou (F) falso: ( ) Não importa quem sejam os autores humanos, a Bíblia é Palavra de Deus. ( ) O conhecimento do autor é absolutamente necessário para compreensão do sentido de um texto. ( ) A disposição não é necessária para entender e mensagem divina presente nos livros da Escritura. É correto o que se afirma em:
Respostas
A primeira alternativa é verdadeira em relação aos conhecimentos da Bíblia, já a segunda e terceira alternativa são falsas, uma vez que o conhecimento acerca do autor não é totalmente necessário, assim como a disposição é necessária para entender a mensagem divina, nos dando a ordem V, F e F.
Bíblia
Os conhecimentos bíblicos envolvem não somente o estudo da palavra escrita, mas também a dedicação e disciplina envolvendo toda a espiritualidade por trás desses estudos. Sendo assim, a primeira alternativa é verdadeira, uma vez que a Bíblia é a palavra de Deus.
Já a segunda e a terceira alternativa da questão estão incorretas, a segunda, pois o conhecimento do autor não é absolutamente necessário para se entender o que a palavra quer passar com sua mensagem, já a terceira e última é falsa, pois a disposição é, sim, necessária para se entender a mensagem divina presente na Escritura.
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