Respostas
Resposta:
O presente estudo tem como enfoque principal a Infância e ludicidade no cotidiano da prática docente, que ao longo da nossa história passa por diversas mudanças.
A educação infantil tem como objeto principal de estudo a criança, a maneira com que ela se desenvolve e aprende. Assim cabe analisar a concepção que se tem dessa fase da vida. Concepção que foi modificada ao longo da história, mas que apenas no final do século XX recebeu maior atenção dos estudiosos.
O trabalho educacional com a criança pequena de acordo com o referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, é caracterizado pelas ações do cuidar e educar, que são processos indissociáveis e complementares. Na faixa etária de 0 à 6 anos, a criança está em uma fase de constantes descobertas, de contato com o mundo, daí a necessidade de experimentar.
O objetivo deste trabalho é propor reflexões sobre os avanços educacionais no que se refere à educação infantil , especificando os elementos que constituem as mais diversas realidades educativas brasileiras,
No trabalho aqui presente, serão apresentados alguns pontos sobre o histórico da educação infantil, as funçõs do cuidar e educar, a brincadeira como fio.