• Matéria: História
  • Autor: hamynehaiza
  • Perguntado 6 anos atrás

Sobre as difíceis comunicações na capitania, há uma história que mostra o tortuoso trajeto de Goiás pelos caminhos dos bandeirantes, pela estrada oficial do ouro, desaguando nas necessidades de aprimorar a navegação e chegando nas trilhas dos trilhos que poderiam, finalmente, transportar Goiás ao entro do seu destino, teleologicamente traçado pela historiografia mais abundante: o desenvolvimento, fruto da modernização. . Situando no centro do território brasileiro, Goiás sempre se ressentiu da necessidade de meios de comunicação eficientes para alavancar o seu desenvolvimento socioeconômico. Nesse sentido, dentre os projetos de ligação enter-regional, aquele que resultou numa efetiva modernização da econômica goiana foi: ( ) a expansão dos trilhos da estrada de ferro para Goiás, possibilitando a exportação de produtos agropecuários para o sudoeste do país. ( ) a navegação dos rios Araguaia e Tocantins, um meio de transporte barato e eficiente, que possibilitou o envio de ouro para lisboa durante o período colonial. ( ) a construção do Belém-Brasília, que permitiu a modernização de goiânia por meio da importação de produtos industrializados oriundos do Norte do País. ( ) a exportação agrícola pode meio dos tropeiros, o quanto garantiu a estabilidade socioeconômica de Goiás durante grande parte do século XIX.

Respostas

respondido por: DNegrescoG3
2

Resposta:

Entre os fins do século XVI e ao longo do século XVII, as instabilidades do regime colonial instalado no Brasil trouxeram interessantes transformações. A partir da chamada União Ibérica, ocorrida entre 1580 e 1640, o território colonial passou a ser controlado por autoridades espanholas e, nesse mesmo contexto, os holandeses entraram e controlaram a produção de açúcar na região nordeste.

Todas essas mudanças causaram situações muito peculiares. Entre tantas, destacamos a crise econômica que afetou os colonizadores e a população situada na região sudeste. Sem o apoio holandês, focado na região nordeste, e sem auxílio espanhol, os colonos paulistas sofreram com a retração da economia açucareira e falta de outras alternativas de sustento mais seguras.

Foi nesse exato contexto que começaram a se formar comitivas, oriundas principalmente de São Paulo, que partiam do litoral em direção ao interior do Brasil. Conhecidas como “bandeiras”, essas expedições reuniram vários colonos que buscavam riquezas que pudessem livrá-los dos já ressaltados problemas econômicos daqueles tempos

Explicação:

Perguntas similares