• Matéria: Português
  • Autor: geiciannelira
  • Perguntado 6 anos atrás

Desafios e oportunidades das profissões no século xxi diante dos avanços tecnológicos,redação me ajudem na conclusão?

Respostas

respondido por: dioneslenhardt
218

Resposta:      Desde a Revolução Técnico-Científica, em 1970, houveram inúmeros avanços tecnológicos, fato esse que transformou muitas relações sociais, inclusive, as relações de trabalho. Nesse cenário, os trabalhadores manuais perderem espaço para as máquinas; diminuindo, dessa forma, as ofertas de trabalho manual e aumentado a necessidade de uma maior especialização do empregado. Embora essas transformações proporcionarem o progresso e o desenvolvimento econômico da nação brasileira, causaram, também, implicações sociais, como o aumento do desemprego e da desigualdade social. Nessa perspectiva, tais problemas precisam ser superados para assegurar uma sociedade integrada e justa.

Em primeira análise, nota-se que a disputa entre homens e máquinas é desigual. Devido à alta demanda produtiva na sociedade moderna e os altos custos com a mão de obra humanizada, os empresários preferem investir em automatização mecânica; reduzindo, portanto, as ofertas de emprego. Tal fato corrobora os mais de 10 milhões de desempregados no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Nesse contexto, percebe-se que a Constituição Federal; promulgada em 1988, a qual afirma a proteção do emprego contra a automação, não tem efeito sobre essa problemática.

Outra preocupação constante é com relação à qualificação profissional dos trabalhadores. As intensas transformações geradas pelo avanço tecnológico aumentaram a especificidade das profissões. Diante disso, a demanda por mão de obra qualificada aumentou; criando; criando, dessa forma, uma grande diversidade de profissões. Entretanto, o Brasil, o qual possui um sistema precário de educação, não consegue capacitar seus trabalhadores. Os, aproximadamente, 11 milhões de analfabetos, segundo uma pesquisa do Ministério da Educação, comprovam a precariedade do ensino brasileiro.

respondido por: henriquec1001
119

A profissão que não conseguir se adaptar aos avanços tecnológicas tenderá a deixar de existir dentro de um curto espaço de tempo.

Na medida em que a tecnologia vai evoluindo, os consumidores também mudam de concepção, o que faz que tendam a rejeitar produtos e serviços que não se adequem a novas tecnologias.

Por isso, se uma profissão ou prestação de serviço não acompanhar as tecnologias se tornará obsoleto e por consequência tenderá a deixar de existir dentro do mercado de trabalho.

Bons estudos!

Perguntas similares