Segundo o Inpe, os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. A Defesa Civil no Brasil, obedecendo as normativas da Política Nacional de Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e mistos. Basicamente, a diferença nessa conceituação está na participação direta ou não do homem. Simplificando a análise, os desastres podem ser distinguidos como humanos e naturais. Fonte: Desastres Naturais. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019. Assim sendo, a partir dos dados ilustrados no gráfico abaixo, assinale os principais fatores que contribuem tanto para o desencadeamento do mais expressivo desastre natural no Brasil como dos impactos socioambientais que estes podem causar.
Respostas
Resposta: Alternativa 4 "Alta densidade populacional e baixo investimento em correção do solo".
Explicação:
Página 110 RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento dos grandes centros urbanos, aliado ao crescimento populacional, aumento das frotas automotivas, atividades industriais e ao consumo desenfreado, tem acelerado as problemáticas referentes à poluição dos recursos naturais. Vimos nos tópicos anteriores como o solo e a água são prejudicados, agora, abordaremos a poluição que afeta o ar, cuja qualidade é necessária para uma melhor expectativa de vida.
Página 91 do Livro "RECURSOS NATURAIS, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO - Unicesumar
[...] Amplamente aplicada, a Equação Universal de Perdas do Solo (EUPS) correlaciona fatores naturais e antrópicos, como a erosividade da chuva (fator R), a erodibilidade do solo (fator K), a declividade do terreno (fator S), o comprimento da encosta ou rampa (fator L), o uso e manejo do solo (fator C) e as práticas conservacionistas (fator P) (WISCHMEIER; SMITH 1959.
Espero ter ajudado !
Resposta:
Alternativa C.
Explicação:
Características físicas especificas e insuficiência das ações do Estado.