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Resposta:
Explicação passo-a-passo:
O urbanismo é mais abordado no texto 2 - "São Paulo", que fala sobre as construções, sua estética (cubista), arquitetura...
"Contam apenas esse apetite furioso essa confiança absoluta esse otimismo essa audácia esse trabalho esse labor essa especulação que fazem construir dez casas por hora de todos os estilos ridículos grotescos belos grandes pequenos norte sul egípcio ianque cubista"
Resposta da 2 - b)
Uma visão positiva a respeito do crescimento das cidades é encontrada no texto 2, também, pois fala sobre a imigração e miscigenação dos povos e nações, da influência da arquitetura europeia na cidade, bem como da estética cubista. Isso é traduzido em confiança absoluta e otimismo. Por fim trata-se de uma mistura de tradição histórica e esperança de um futuro de riquezas.
"Sem outra preocupação além de seguir as estatísticas prever o futuro o conforto a utilidade a mais-valia e atrair uma grande imigração
Todos os países
Todos os povos
Amo isso"
Resposta da 3 - a)
O poema que dá mostras de humor e irreverência é o texto 3 - "O Capoeira", que faz uso de linguagem coloquial, inclusive escrita da forma como é dita (Qué apanhá?), bem como faz uma associação com o "enquadro" do policial no dançarino ("Pernas e cabeças na calçada.")
Resposta da 3 - b)
Elemento surpresa é encontrado principalmente no primeiro texto - "As janelas", com a junção de imagens aparentemente desconexas.
Exemplo: O trecho "[...] Aves chinesas de uma asa só voando em dupla [...] ,é preciso um poema sobre isso, enviaremos mensagem telefônica, traumatismo gigante[...] "
Ou seja, podemos notar que não há uma conexão. O assunto muda a todo momento, como se ele estivesse se lembrando de fatos e colocando no papel de forma aleatória, sem seguir qualquer padrão.
Resposta da 4 - a)
Nos três poemas encontramos uso de verso livre.
Os versos livres são versos que não possuem métrica, são versos introduzidos pelo modernismo e não se baseiam em critérios predefinidos, mas em decisões que o poeta toma intuitivamente ou em normas por ele criadas.
Cuidado para não confundir versos livres com versos brancos. O verso livre é autônomo em relação aos esquemas métricos, mas esta autonomia é relativa, uma vez que a poesia não deixa nunca de integrar-se numa certa musicalidade e num certo ritmo.
Resposta da 4 - b)
Por não seguir métrica tampouco rimas, os versos longos trazem ao texto apenas ritmo e musicalidade. É como se fosse uma fala, onde não se seguem regras de contagem e nem de versos.
Os autores modernos tendem a quebrar frases ao meio, tendem a deixar palavras soltas e por muitas vezes sozinhas nas linhas e não utilizarem um verso inteiro em uma única linha.
Resposta da 5 - a)
A pontuação não se dá. Ou seja, por serem versos livres e as palavras ficarem truncadas e muitas vezes soltas, eles também não seguem nenhuma pontuação. Vemos no texto que o ritmo sai como uma fala, sem pausas, sem espanto, sem perguntas. Somente no texto 3 podemos encontrar pontuação no diálogo entre os capoeiras.
Quando falamos em versos livres, diretamente estamos falando de uma importante característica da literatura moderna e contemporânea, tendo em vista que os autores que faziam uso destes versos tinham como objetivo a criação de algo novo, algo inovador que rompesse com os padrões clássicos das formas poéticas tradicionais.
Resposta da 5 - b)
Capoeira deve ser escrito com C maiúsculo, pois capoeira luta é um substantivo comum, mas O Capoeira é o nome (ou apelido) de um cidadão, e por ser substantivo próprio deveria vir com letra maiúscula.
Substantivos próprios são palavras que designam seres individuais e específicos, particularizando-os dentro de sua espécie e distinguindo-os dos restantes. São escritos com letra maiúscula.
Resposta da 6)
A própria capoeira que era uma dança, um jogo dos escravos. A capoeira foi declarada patrimônio imaterial da humanidade em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Ela representa a resistência dos escravos à bruta violência a que eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil.
Esse poema mostra um soldado afrontando um escravo e a luta entre eles. Mostra, claramente, a cultura e a exploração do negro no Brasil. Sua linguagem é simples e popular e demonstra como os escravos falavam .